Memória Globo estreia novo site com vídeos inéditos e navegação mais ágil
abril 26, 2012
Página com história da Globo foi lançada em 2008 e agora ganha cara nova.
Site terá minidocumentários sobre as principais coberturas e produções.
O atentado do Riocentro, a promulgação da Constituição de 1988, a conquista da Copa de 94, a tomada do Complexo do Alemão. Os fatos mais importantes do Brasil e do mundo, testemunhados por jornalistas brasileiros, além de trechos de programas, aberturas de novela e eventos esportivos, você encontra agora mais facilmente no site Memória Globo (memoriaglobo.globo.com), que foi remodelado e tem sua nova versão lançada oficialmente nesta quinta-feira (26), dia em que a emissora completa 47 anos.
O site, que entrou no ar em 2008, passou por uma mudança de formato, que tornou a navegação mais fácil, e teve o conteúdo revisado e ampliado, segundo Sílvia Fiuza, gerente de Conhecimento do Memória Globo.
Ela diz que o Memória Globo tem agora mais fotos e vídeos, com destaque para os minidocumentários inéditos com trechos de programas, novelas, eventos esportivos, coberturas jornalísticas, incluindo depoimentos de quem fez parte da criação desse conteúdo. "A história da mídia no Brasil passa pela história da Rede Globo. A internet é um veículo maravilhoso para mostrar os conteúdos e a história da emissora, é um veículo privilegiado para fazer isso."
Sílvia afirma que, inicialmente, estão disponíveis cerca de 70 novos minidocumentários, com a participação de jornalistas, produtores, atores, diretores e envolvidos diretamente nas grandes produções da TV Globo. Até o fim do ano, 150 devem estar no acervo do Canal Memória no site, em mais de 5 mil horas de gravações.
"O grande público tem uma memória afetiva, momentos de sua vida que relacionam com os produtos da Globo. Com a internet, esse conteúdo está acessível para todos os grupos sociais, todas as camadas, não importa idade, sexo, ela permeia todos os setores da sociedade", complementa Fiuza.
Jornalismo
Nos minidocumentários, profissionais da área jornalística da TV Globo relatam a apuração, os bastidores e os momentos de tensão das grandes coberturas nacionais e internacionais. Em destaque está a da ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que deu o prêmio Emmy Internacional ao Jornal Nacional na categoria "Notícia", com os relatos dos jornalistas e as imagens mais marcantes da operação.
Desde o caso Watergate até o atentado do Riocentro, a queda do Muro de Berlim e a ECO 92, os minidocumentários mostram a história do Brasil e do mundo transmitida pela Rede Globo ao longo de sua existência. Tragédias como o tsunami no Japão e o acidente nuclear de Chernobyl, além de imagens cedidas pela CNN com os ataques de 11 de Setembro e a eleição de Barack Obama estão entre as novidades.
Novelas e Copas do Mundo
Em mais de 40 vídeos, a experiência nas novelas e minisséries da Globo é narrada por atores e atrizes, autores e por profissionais como figurinistas, cenógrafos e produtores. O internauta pode relembrar os grandes momentos de novelas como Vale Tudo, Dancin’ Days, O Bem Amado, Vamp, O Dono do Mundo, Belíssima e muitas outras, além de assistir aos comentários inéditos sobre suas produções preferidas.
Entre as minisséries estão Anos Rebeldes, Engraçadinha, Chiquinha Gonzaga, Dalva e Herivelto, Armação Ilimitada e Carga Pesada.
Os principais lances das Copas do Mundo, a partir de 1994, também são tema dos minidocumentários. Programas de entretenimento da emissora como Caldeirão do Huck, Estrelas, Domingão do Faustão, Programa do Jô e Mais Você são narrados por apresentadores e suas equipes.
Os textos do site também foram revistos, ampliados e ganharam novas fotos. A página traz os perfis das carreiras de profissionais da TV Globo, com a trajetória de ícones da história da emissora, como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Regina Duarte, José Wilker, Ney Latorraca e ainda, autores de novela, jornalistas, diretores e executivos.
Para tirar dúvidas e ficar mais informado, o internauta também pode consultar os verbetes sobre novelas, minisséries, seriados, humorísticos, programas de variedade, infantis, esportivos e jornalísticos.
Mais sobre o Memória Globo
O departamento Memória Globo foi criado em 1999 com a missão de pesquisar e preservar a história das Organizações Globo, incluindo seus principais veículos de comunicação: a TV Globo, o jornal O Globo, o Sistema Globo de Rádio, a Editora Globo e a Globosat.
A equipe é formada por 20 profissionais, entre historiadores, antropólogos, sociólogos e jornalistas, que têm a tarefa de não só coletar o material histórico como também desenvolver um programa de história oral, com entrevistas com jornalistas, atores, autores, diretores, técnicos, executivos, entre outros.
Acervo Roberto Marinho
Desde 2004, o Memória Globo passou a cuidar ainda do acervo pessoal do fundador das Organizações Globo, o jornalista e empresário Roberto Marinho. O arquivo abrange o período desde 1846 aos dias atuais e reúne recortes de jornais, artigos, cartas, documentos pessoais, fitas, DVDs, troféus, medalhas e outros objetos reunidos pelo jornalista Roberto Marinho.
Publicações
Os depoimentos concedidos ao Memória Globo e as pesquisas realizadas na documentação viraram oio publicações:
Roberto Marinho: Perfil biográfico sobre o fundador das Organizações Globo, escrito pelo jornalista Pedro Bial e editado pela Zahar em 2004, a partir das pesquisas, documentação e entrevistas feitas pela equipe do Memória Globo. |
Guia Ilustrado TV Globo: Lançado em 2010 pela Jorge Zahar Editor, nas comemorações dos 45 anos da TV Globo, traz resumos de todas as novelas e minisséries da emissora, além de centenas de histórias pitorescas de bastidores. Tudo acompanhado por mais de 600 fotos de personagens que cativaram o público ao longo dos anos. Via: G1 |
0 Comments