Memória Globo estreia novo site com vídeos inéditos e navegação mais ágil

abril 26, 2012


Página com história da Globo foi lançada em 2008 e agora ganha cara nova.
Site terá minidocumentários sobre as principais coberturas e produções.

O atentado do Riocentro, a promulgação da Constituição de 1988, a conquista da Copa de 94, a tomada do Complexo do Alemão. Os fatos mais importantes do Brasil e do mundo, testemunhados por jornalistas brasileiros, além de trechos de programas, aberturas de novela e eventos esportivos, você encontra agora mais facilmente no site Memória Globo (memoriaglobo.globo.com), que foi remodelado e tem sua nova versão lançada oficialmente nesta quinta-feira (26), dia em que a emissora completa 47 anos.
Memória Globo infográfico (Foto: Arte/G1)
O site, que entrou no ar em 2008, passou por uma mudança de formato, que tornou a navegação mais fácil, e teve o conteúdo revisado e ampliado, segundo Sílvia Fiuza, gerente de Conhecimento do Memória Globo.
Ela diz que o Memória Globo tem agora mais fotos e vídeos, com destaque para os minidocumentários inéditos com trechos de programas, novelas, eventos esportivos, coberturas jornalísticas, incluindo depoimentos de quem fez parte da criação desse conteúdo. "A história da mídia no Brasil passa pela história da Rede Globo. A internet é um veículo maravilhoso para mostrar os conteúdos e a história da emissora, é um veículo privilegiado para fazer isso."
Sílvia afirma que, inicialmente, estão disponíveis cerca de 70 novos minidocumentários, com a participação de jornalistas, produtores, atores, diretores e envolvidos diretamente nas grandes produções da TV Globo. Até o fim do ano, 150 devem estar no acervo do Canal Memória no site, em mais de 5 mil horas de gravações.
"O grande público tem uma memória afetiva, momentos de sua vida que relacionam com os produtos da Globo. Com a internet, esse conteúdo está acessível para todos os grupos sociais, todas as camadas, não importa idade, sexo, ela permeia todos os setores da sociedade", complementa Fiuza.

Jornalismo
Nos minidocumentários, profissionais da área jornalística da TV Globo relatam a apuração, os bastidores e os momentos de tensão das grandes coberturas nacionais e internacionais. Em destaque está a da ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, que deu o prêmio Emmy Internacional ao Jornal Nacional na categoria "Notícia", com os relatos dos jornalistas e as imagens mais marcantes da operação.

Desde o caso Watergate até o atentado do Riocentro, a queda do Muro de Berlim e a ECO 92, os minidocumentários mostram a história do Brasil e do mundo transmitida pela Rede Globo ao longo de sua existência. Tragédias como o tsunami no Japão e o acidente nuclear de Chernobyl, além de imagens cedidas pela CNN com os ataques de 11 de Setembro e a eleição de Barack Obama estão entre as novidades.

Novelas e Copas do Mundo
Em mais de 40 vídeos, a experiência nas novelas e minisséries da Globo é narrada por atores e atrizes, autores e por profissionais como figurinistas, cenógrafos e produtores. O internauta pode relembrar os grandes momentos de novelas como Vale Tudo, Dancin’ Days, O Bem Amado, Vamp, O Dono do Mundo, Belíssima e muitas outras, além de assistir aos comentários inéditos sobre suas produções preferidas.

Entre as minisséries estão Anos Rebeldes, Engraçadinha, Chiquinha Gonzaga, Dalva e Herivelto, Armação Ilimitada e Carga Pesada.
Os principais lances das Copas do Mundo, a partir de 1994, também são tema dos minidocumentários. Programas de entretenimento da emissora como Caldeirão do Huck, Estrelas, Domingão do Faustão, Programa do Jô e Mais Você são narrados por apresentadores e suas equipes.
Os textos do site também foram revistos, ampliados e ganharam novas fotos. A página traz os perfis das carreiras de profissionais da TV Globo, com a trajetória de ícones da história da emissora, como Fernanda Montenegro, Aracy Balabanian, Regina Duarte, José Wilker, Ney Latorraca e ainda, autores de novela, jornalistas, diretores e executivos.
Para tirar dúvidas e ficar mais informado, o internauta também pode consultar os verbetes sobre novelas, minisséries, seriados, humorísticos, programas de variedade, infantis, esportivos e jornalísticos.


Mais sobre o Memória Globo
O departamento Memória Globo foi criado em 1999 com a missão de pesquisar e preservar a história das Organizações Globo, incluindo seus principais veículos de comunicação: a TV Globo, o jornal O Globo, o Sistema Globo de Rádio, a Editora Globo e a Globosat.

A equipe é formada por 20 profissionais, entre historiadores, antropólogos, sociólogos e jornalistas, que têm a tarefa de não só coletar o material histórico como também desenvolver um programa de história oral, com entrevistas com jornalistas, atores, autores, diretores, técnicos, executivos, entre outros.


Acervo Roberto Marinho
Desde 2004, o Memória Globo passou a cuidar ainda do acervo pessoal do fundador das Organizações Globo, o jornalista e empresário Roberto Marinho. O arquivo abrange o período desde 1846 aos dias atuais e reúne recortes de jornais, artigos, cartas, documentos pessoais, fitas, DVDs, troféus, medalhas e outros objetos reunidos pelo jornalista Roberto Marinho.

Publicações

Os depoimentos concedidos ao Memória Globo e as pesquisas realizadas na documentação viraram oio publicações:
Dicionário da TV Globo: Editado em 2003 pela Jorge Zahar Editor, é composto por 1,5 mil verbetes e cerca de 750 ilustrações sobre novelas, minisséries, seriados, teleteatros, casos especiais, humorísticos, infanto-juvenis, musicais, reality shows, programas de auditório e variedades.
Jornal Nacional livro (Foto: Reprodução)
Jornal Nacional, a Notícia Faz História: Idealizado para comemorar os 35 anos do Jornal Nacional, completados em 2004, o livro editado pela Zahar traz informações sobre a evolução do principal telejornal da emissora e suas coberturas jornalísticas, correlacionadas com as mudanças tecnológicas, econômicas e políticas do país e do mundo. Desde o seu lançamento, ficou 27 semanas na lista dos mais vendidos da revista Veja, tendo chegado ao 1º lugar na primeira semana de dezembro. Segundo a mesma revista, foi o quarto livro mais vendido em 2004. Também esteve na lista dos mais vendidos das revistas 'Época' e 'Isto É' e dos jornais 'O Globo', 'Folha de S. Paulo' e 'Jornal do Brasil'. Já foram vendidos mais de 150 mil exemplares.

Roberto Marinho: Perfil biográfico sobre o fundador das Organizações Globo, escrito pelo jornalista Pedro Bial e editado pela Zahar em 2004, a partir das pesquisas, documentação e entrevistas feitas pela equipe do Memória Globo.

almanaque (Foto: Reprodução)
Almanaque da TV Globo: Um painel divertido e emocionante das quatro décadas de história da emissora, desde a sua estreia em 26 de abril de 1965 até dezembro de 2006, quando o livro foi publicado pela Editora Globo. A redação foi do jornalista Marcel Souto Maior.
tramas (Foto: Reprodução)
Entre Tramas, Rendas e Fuxicos: Publicação da Editora Globo, lançada em 2007, reúne momentos curiosos e reveladores da criação de figurinos para novelas, minisséries, seriados e especiais ao longo de quatro décadas de existência da TV Globo. Contém informações, ilustrações, fotos e croquis que compõem um painel da indumentária na teledramaturgia.
autores (Foto: Reprodução)
Autores: Histórias da Teledramaturgia: O livro, lançado pela Editora Globo no final de 2008, é resultado das entrevistas realizadas pelo Memória Globo com 16 autores titulares de novelas e minisséries. Reúne perfis, depoimentos e fotos exclusivas dos profissionais em seus ambientes de trabalho ou em cenários que ilustram seu universo ficcional.
Jornal Nacional livro (Foto: Reprodução)
Jornal Nacional: Modo de Fazer: O livro foi lançado em 2009 pela Editora Globo, como parte das comemorações de 40 anos do JN. Apresenta ao público os critérios editoriais que norteiam a escolha dos assuntos que vão ao ar e revela os bastidores e a rotina de produção da notícia. A redação é do editor-chefe e apresentador do telejornal, William Bonner.
Guia Ilustrado TV Globo: Lançado em 2010 pela Jorge Zahar Editor, nas comemorações dos 45 anos da TV Globo, traz resumos de todas as novelas e minisséries da emissora, além de centenas de histórias pitorescas de bastidores. Tudo acompanhado por mais de 600 fotos de personagens que cativaram o público ao longo dos anos.

Via: G1

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista