As Versões do "Mágico de Oz"

setembro 07, 2012

O Maravilhoso Mágico de Oz é uma novela escrita por L. Frank Baum em 1900 e se tornou um conto de fadas moderno, a história encantadora de Dorothy, uma garotinha que vive no Kansas, na fazenda dos tios e vai parar no reino de Oz, através de um tornado. 
A história teve diversas adaptações no cinema, teatro e TV, conheça algumas delas:

The Fairylogue and Radio Plays de 1908, foi o primeiro filme sobre o Mágico de Oz, ainda no tempo do cinema mudo, com a atriz Romola Remus.



The Wonderful Wizard of Oz de 1910, foi o segundo filme baseado no musical do teatro realizado em 1902, dirigido por Otis Turner, tendo a atriz Bebe Daniels como Dorothy.




Em 1914, o filme His Majesty, The Scarecrow of Oz se baseava no livro de Baum, The Scarecrow of Oz.


O Mágico de Oz ganhou uma versão em 1925, que nada tinha haver com a história do livro, foi dirigido por Larry Semon. A curiosidade desse filme é que no elenco estava Oliver Hardy da dupla O Gordo e o Magro.





Em 1933, O Mágico de Oz se tornou um cartoon animado dirigido por Ted Eshbaugh, no qual era preto e branco no início e depois se tornava colorido.







Em 1939, a MGM lança o filme O Mágico de Oz, que viria a se tornar um clássico do cinema com Judy Garland como Dorothy. O filme trazia efeitos especiais inéditos para a época, e tornou o livro mais popular e vendido.
Entre as curiosidades dessa versão, temos o acidente com a atriz Margareth Hamilton que fazia o papel da Bruxa, na cena da vila dos Munchkins, ela desaparecia numa explosão de fumaça, houve falta de sincronização com o explosivo à base de cobre, queimando as mãos da atriz.
Para o papel do Homem de Lata, foi escalado o ator Buddy Ebsen, mas ele teve uma reação alérgica ao pó de alumínio usado na maquiagem e foi parar no hospital, o caso foi tão grave que ele precisou de pulmão de ferro para respirar, ele acabou sendo demitido e no seu lugar, entrou o ator Jack Haley.
A música Over The Rainbow, quase foi cortada do filme, os produtores achavam que seria degradante ver uma estrela como Judy Garland cantando em um curral, o diretor lutou para mantê-la e conseguiu. A música virou um clássico mundial e ainda ganhou o Oscar de Melhor Canção.








Em 1974, a MGM lançou a animação Mundo Maravilhoso de Oz - O Retorno que seria uma sequência do filme de 1939. Na história, Dorothy retorna à Oz e é perseguida pela bruxa Mombi, a prima da bruxá má do Oeste, ela conhece o Cabeça de Abóbora, ex servo de Mombi e o Cavalo de Pau que fugiu de um carrossel. 
Liza Minelli dublou Dorothy, papel que fora de sua mãe no filme de 1939. A atriz Margareth Hamilton, que foi a Bruxa Má no filme anterior, dublou a Tia Em. A atriz Ethel Merman e os atores Mickey Rooney e Bill Cosby também participaram dublando personagens.






The Wonderful Land of Oz de 1969, foi um filme de baixo orçamento feito especialmente para matinês infantis, dirigido por Barry Mahon. No filme, o garoto Tip entra no lugar de Dorothy.






Em 1976, na Austrália é lançado o filme musical, Oz - A Rock ´n´ Roll Road Movie traz uma versão século XX do Mágico de Oz. Dorothy é uma adolescente de 16 anos que viaja com uma banda de rock, num acidente automobilístico, ela bate a cabeça e acorda em Oz. Recebe a ajuda, de Glin, a Fada Boa, que é um gay estilista que diz ela precisa assistir o show de rock do Mágico de Oz para retornar. Ela é perseguida por uma gang de vândalos que quer estuprá-la. Para ajudá-la, ela encontra no seu caminho, um surfista burro, um mecânico insensível e o motoqueiro medroso. 









O Mágico Inesquecível, filme de 1978 da Universal Pictures e Motown, é uma versão disco e afro-americana do Mágico de Oz, baseado no musical da Broadway, The Wiz. Na trama, Dorothy é vivida pela cantora Diana Ross, uma professora que vive em Nova York. Ao tentar resgatar Totó durante uma tempestade de neve, ela é levada para Oz, que se parece muito com Nova York, ela derruba um letreiro e mata Evermean, a bruxa má do leste, que aprisionava os Munchkins, após isso vira alvo das perseguições de Evilene, a bruxa má do oeste. 
O filme ainda contou em seu elenco com Michael Jackson como o espantalho e a diva do jazz, Lena Horne no papel de Glinda, a fada boa. 
Infelizmente o filme foi um fracasso comercial e o último do estilo "blackspoitation", filmes para o público afro-americano. 







Em 1985, os estúdios Disney lançam o filme O Retorno à Oz, o filme seria uma continuação da versão de 1939. Na história, após 6 meses que voltou de Oz, Dorothy fica deprimida, seus tios não acreditam nela e acham que está ficando louca, então levam-a para fazer um tratamento psiquiátrico com choque elétrico em uma clínica. Um raio cai na clínica, ocorre um apagão e ela é ajudada a fugir por uma garota loura. A enfermeira descobre e tudo e começa a persegui-las, então as duas garotas caem em um rio, a menina loura desaparece  e Dorothy sai do rio e descobre que está em Oz novamente. Mas o reino de Oz foi todo destruído e seus amigos foram transformados em pedra por Mombi, uma bruxa má que troca de cabeça.




Em 2005, os Muppets foram personagens do Mágico de Oz em um telefilme feito para o canal ABC nos Estados Unidos, com a cantora Ashanti vivendo Dorothy e Queen Latifah com tia Em.







Em 2007, foi produzida uma série em 3 episódios para TV e lançada em DVD posteriormente, Tin Man - A Nova Geração de Oz. Na história, Dorothy (Zooey Deschanel) só atende pelo apelido de DG e nunca sentiu que realmente pertencia a pacata vida de cidade pequena e certo dia um furacão a transporta para o “outro lado”, o mundo de OZ. Ela mal chega nesse novo mundo e já é confundida com uma espiã e aprisionada por pequenas criaturas que moram em casas de árvores gigantes. Lá ela conhece Glitch (Alan Cumming), um homem que teve parte do seu cérebro removido pela feiticeira Azkadellia e embora ele não se lembre de muitas coisas, ele dá indícios que algum dia já foi um grande inventor. DG e Glitch rapidamente se tornam amigos e caem na estrada à procura dos pais dela que também se perderam durante a tempestade. Durante a caminhada, eles encontram Cain (Neal McDonough), um homem que estava aprisionado em uma armadura de lata e obrigado a presenciar durante anos o dia em que sua família foi tirada de seus braços. Aqui, o homem de lata moderno é um ex-policial em busca de vingança e respostas. Completando a turma de viajantes não poderia faltar o leão covarde, Raw que na nova versão possui poderes de cura e a habilidade de “ver” sentimentos.






Dorothy e As Bruxas de Oz, foi uma mini-série de 2009 para TV americana. A história conta sobre Dorothy que é uma escritora de sucesso e se muda para Nova York para continuar escrevendo os livros que seu avô iniciara. Tudo está bem, quando a Bruxa Má do Oeste chega â Big Apple, então Dorothy descobre que as histórias do livro não são frutos de sua imaginação e sim, de suas memórias reprimidas.








Em 2013, estreará nos cinemas, Dorothy de Oz, uma animação feita por computação gráfica. A atriz do seriado Glee, Lea Michelle dubla Dorothy, na história, a garota volta a Oz e descobre que seus amigos estão em perigo, ameaçados por Jester, o malvado bobo da corte. Para ajuda-la, ela faz novos amigos: Mashall Mallow, o homem de marshmellow ,Wiser, a coruja sábia, Tugg, o rebocador e a Princesa Porcelana. 







Também em 2013, teremos o filme Oz, Mágico e Poderoso, filme 3D dos estúdios Disney. No filme,Oscar Diggs (James Franco) é um mágico de um circo mambembe, que tem uma ética um tanto quanto questionável. Transportado para um mundo mágico e desconhecido, ele precisa lidar com a batalha entre três bruxas locais: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glenda (Michelle Williams). Prelúdio de O Mágico de Oz (1939) e dirigido por Sam Raimi (trilogia Homem-Aranha).

You Might Also Like

4 Comments

  1. Adorei esse post, porque sou fã de O Mágico de OZ! Obrigado por ter postado.

    ResponderExcluir
  2. o desenho de 1974 sempre passava na sessão da tárde. eu sempre assistia.

    ResponderExcluir
  3. amo este filme. Gostaria muito de comprar as duas versoes O magico de oz e o mundo magico de oz - o regresso , em desenho ano de 1974

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista