As Versões do "Mágico de Oz"
setembro 07, 2012
O Maravilhoso Mágico de Oz é uma novela escrita por L. Frank Baum em 1900 e se tornou um conto de fadas moderno, a história encantadora de Dorothy, uma garotinha que vive no Kansas, na fazenda dos tios e vai parar no reino de Oz, através de um tornado.
A história teve diversas adaptações no cinema, teatro e TV, conheça algumas delas:
The Fairylogue and Radio Plays de 1908, foi o primeiro filme sobre o Mágico de Oz, ainda no tempo do cinema mudo, com a atriz Romola Remus.
The Wonderful Wizard of Oz de 1910, foi o segundo filme baseado no musical do teatro realizado em 1902, dirigido por Otis Turner, tendo a atriz Bebe Daniels como Dorothy.Em 1914, o filme His Majesty, The Scarecrow of Oz se baseava no livro de Baum, The Scarecrow of Oz.
O Mágico de Oz ganhou uma versão em 1925, que nada tinha haver com a história do livro, foi dirigido por Larry Semon. A curiosidade desse filme é que no elenco estava Oliver Hardy da dupla O Gordo e o Magro.
Em 1933, O Mágico de Oz se tornou um cartoon animado dirigido por Ted Eshbaugh, no qual era preto e branco no início e depois se tornava colorido.
Em 1939, a MGM lança o filme O Mágico de Oz, que viria a se tornar um clássico do cinema com Judy Garland como Dorothy. O filme trazia efeitos especiais inéditos para a época, e tornou o livro mais popular e vendido.
Entre as curiosidades dessa versão, temos o acidente com a atriz Margareth Hamilton que fazia o papel da Bruxa, na cena da vila dos Munchkins, ela desaparecia numa explosão de fumaça, houve falta de sincronização com o explosivo à base de cobre, queimando as mãos da atriz.
Para o papel do Homem de Lata, foi escalado o ator Buddy Ebsen, mas ele teve uma reação alérgica ao pó de alumínio usado na maquiagem e foi parar no hospital, o caso foi tão grave que ele precisou de pulmão de ferro para respirar, ele acabou sendo demitido e no seu lugar, entrou o ator Jack Haley.
A música Over The Rainbow, quase foi cortada do filme, os produtores achavam que seria degradante ver uma estrela como Judy Garland cantando em um curral, o diretor lutou para mantê-la e conseguiu. A música virou um clássico mundial e ainda ganhou o Oscar de Melhor Canção.
Em 1974, a MGM lançou a animação Mundo Maravilhoso de Oz - O Retorno que seria uma sequência do filme de 1939. Na história, Dorothy retorna à Oz e é perseguida pela bruxa Mombi, a prima da bruxá má do Oeste, ela conhece o Cabeça de Abóbora, ex servo de Mombi e o Cavalo de Pau que fugiu de um carrossel.
Liza Minelli dublou Dorothy, papel que fora de sua mãe no filme de 1939. A atriz Margareth Hamilton, que foi a Bruxa Má no filme anterior, dublou a Tia Em. A atriz Ethel Merman e os atores Mickey Rooney e Bill Cosby também participaram dublando personagens.
The Wonderful Land of Oz de 1969, foi um filme de baixo orçamento feito especialmente para matinês infantis, dirigido por Barry Mahon. No filme, o garoto Tip entra no lugar de Dorothy.
Em 1976, na Austrália é lançado o filme musical, Oz - A Rock ´n´ Roll Road Movie traz uma versão século XX do Mágico de Oz. Dorothy é uma adolescente de 16 anos que viaja com uma banda de rock, num acidente automobilístico, ela bate a cabeça e acorda em Oz. Recebe a ajuda, de Glin, a Fada Boa, que é um gay estilista que diz ela precisa assistir o show de rock do Mágico de Oz para retornar. Ela é perseguida por uma gang de vândalos que quer estuprá-la. Para ajudá-la, ela encontra no seu caminho, um surfista burro, um mecânico insensível e o motoqueiro medroso.
O Mágico Inesquecível, filme de 1978 da Universal Pictures e Motown, é uma versão disco e afro-americana do Mágico de Oz, baseado no musical da Broadway, The Wiz. Na trama, Dorothy é vivida pela cantora Diana Ross, uma professora que vive em Nova York. Ao tentar resgatar Totó durante uma tempestade de neve, ela é levada para Oz, que se parece muito com Nova York, ela derruba um letreiro e mata Evermean, a bruxa má do leste, que aprisionava os Munchkins, após isso vira alvo das perseguições de Evilene, a bruxa má do oeste.
O filme ainda contou em seu elenco com Michael Jackson como o espantalho e a diva do jazz, Lena Horne no papel de Glinda, a fada boa.
Infelizmente o filme foi um fracasso comercial e o último do estilo "blackspoitation", filmes para o público afro-americano.
Em 1985, os estúdios Disney lançam o filme O Retorno à Oz, o filme seria uma continuação da versão de 1939. Na história, após 6 meses que voltou de Oz, Dorothy fica deprimida, seus tios não acreditam nela e acham que está ficando louca, então levam-a para fazer um tratamento psiquiátrico com choque elétrico em uma clínica. Um raio cai na clínica, ocorre um apagão e ela é ajudada a fugir por uma garota loura. A enfermeira descobre e tudo e começa a persegui-las, então as duas garotas caem em um rio, a menina loura desaparece e Dorothy sai do rio e descobre que está em Oz novamente. Mas o reino de Oz foi todo destruído e seus amigos foram transformados em pedra por Mombi, uma bruxa má que troca de cabeça.
Em 2005, os Muppets foram personagens do Mágico de Oz em um telefilme feito para o canal ABC nos Estados Unidos, com a cantora Ashanti vivendo Dorothy e Queen Latifah com tia Em.
Em 2007, foi produzida uma série em 3 episódios para TV e lançada em DVD posteriormente, Tin Man - A Nova Geração de Oz. Na história, Dorothy (Zooey Deschanel) só atende pelo apelido de DG e nunca sentiu que realmente pertencia a pacata vida de cidade pequena e certo dia um furacão a transporta para o “outro lado”, o mundo de OZ. Ela mal chega nesse novo mundo e já é confundida com uma espiã e aprisionada por pequenas criaturas que moram em casas de árvores gigantes. Lá ela conhece Glitch (Alan Cumming), um homem que teve parte do seu cérebro removido pela feiticeira Azkadellia e embora ele não se lembre de muitas coisas, ele dá indícios que algum dia já foi um grande inventor. DG e Glitch rapidamente se tornam amigos e caem na estrada à procura dos pais dela que também se perderam durante a tempestade. Durante a caminhada, eles encontram Cain (Neal McDonough), um homem que estava aprisionado em uma armadura de lata e obrigado a presenciar durante anos o dia em que sua família foi tirada de seus braços. Aqui, o homem de lata moderno é um ex-policial em busca de vingança e respostas. Completando a turma de viajantes não poderia faltar o leão covarde, Raw que na nova versão possui poderes de cura e a habilidade de “ver” sentimentos.
Dorothy e As Bruxas de Oz, foi uma mini-série de 2009 para TV americana. A história conta sobre Dorothy que é uma escritora de sucesso e se muda para Nova York para continuar escrevendo os livros que seu avô iniciara. Tudo está bem, quando a Bruxa Má do Oeste chega â Big Apple, então Dorothy descobre que as histórias do livro não são frutos de sua imaginação e sim, de suas memórias reprimidas.
Em 2013, estreará nos cinemas, Dorothy de Oz, uma animação feita por computação gráfica. A atriz do seriado Glee, Lea Michelle dubla Dorothy, na história, a garota volta a Oz e descobre que seus amigos estão em perigo, ameaçados por Jester, o malvado bobo da corte. Para ajuda-la, ela faz novos amigos: Mashall Mallow, o homem de marshmellow ,Wiser, a coruja sábia, Tugg, o rebocador e a Princesa Porcelana.
Também em 2013, teremos o filme Oz, Mágico e Poderoso, filme 3D dos estúdios Disney. No filme,Oscar Diggs (James Franco) é um mágico de um circo mambembe, que tem uma ética um tanto quanto questionável. Transportado para um mundo mágico e desconhecido, ele precisa lidar com a batalha entre três bruxas locais: Theodora (Mila Kunis), Evanora (Rachel Weisz) e Glenda (Michelle Williams). Prelúdio de O Mágico de Oz (1939) e dirigido por Sam Raimi (trilogia Homem-Aranha).
4 Comments
Adorei esse post, porque sou fã de O Mágico de OZ! Obrigado por ter postado.
ResponderExcluirAmei! Sou FÃ!
ResponderExcluiro desenho de 1974 sempre passava na sessão da tárde. eu sempre assistia.
ResponderExcluiramo este filme. Gostaria muito de comprar as duas versoes O magico de oz e o mundo magico de oz - o regresso , em desenho ano de 1974
ResponderExcluir