A Gina da Caixa de Palitos

setembro 02, 2012

Aqui no Brasil, a caixa de palitos de dentes Gina se tornou algo mais do que uma simples embalagem, mas um ícone pop nacional, tudo isso graças à Zofia Burk, uma modelo romena que chegou ao nosso país nos anos 50 e começou a carreira de modelo profissional em 1962, posando para campanhas que vendiam cosméticos, roupas e até automóvel. 
Foi em 1975, que a fama chegou da noite para o dia, quando foi chamada para posar para a marca de palitos Gina. Ela imaginava que a foto seria para um display de supermercado. Zofia tinha 29 anos na época e foi transformada em uma dona de casa com cabelo preso e maquiagem simulando rugas.
Antes disso, os palitos Gina eram vendidos em pacotes de celofane, o que obrigava o consumidor, comprar um paliteiro, até que em 1973, o empresário Giacomo Rela projetou uma máquina que embalava os palitos em caixinha. 
Nos anos 90, Zofia abriu um processo contra a empresa por considerar que não havia recebia uma quantia justa por ter cedido sua imagem à empresa, à partir daí, o fabricante substituiu sua imagem por uma ilustração, a modelo então desistiu do processo. 
Ela diz que até hoje as pessoas a reconhecem, uns ficam olhando para ela como se a conhecesse de algum lugar, Zofia até brinca que diz que as pessoas a conhecem sim, mas não se lembram de dentro do armário da sua cozinha. 


Zofia Burk em 2004

Zofia no anúncio do Opala em 1973

Palitos Gina, nos anos 70



Fonte: revista Flashback, nº 02, Outubro 2004

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista