IDEA/Brasil, o maior prêmio de design do país, abre inscrições para 5ª edição

fevereiro 23, 2012




Exposição de projeto em São Paulo e inscrição automática em prêmio internacional estão entre os 
benefícios para premiados 


A Associação Objeto Brasil, em promoção conjunta com a Apex- Brasil e 

patrocínio do SEBRAE e ABDI, anuncia as inscrições da quinta edição do IDEA/Brasil, o maior prêmio de 
design industrial do país. No mês de comemoração do Dia Nacional do Design, as inscrições estarão 
abertas a partir do dia 11 de novembro e seguirão até 02 de março. 


O IDEA/Brasil é a versão brasileira do prêmio americano IDEA, promovido há mais de 30 anos pela IDSA 
- Industrial Designers Society of America, que gera em média cerca de US$ 1 milhão em mídia espontânea aos premiados anualmente. Ao longo dos anos o IDEA Awards tem sido uma plataforma de divulgação e comprovação de excelência para gigantes como Apple e Samsung, que elegeram o IDEA como o principal prêmio para inscrição de seus produtos e competem ano a ano pela posição de empresa com maior número de produtos vencedores. 


No Brasil, os prêmios Ouro, Prata e Bronze, cujo selo atesta a excelência do produto no mercado, serão emitidos aos vencedores em 20 categorias que, em edições passadas, já foram entregues a nomes como: O Boticário, Caloi, Deca, Electrolux, Embraer, Faber-Castell, Fiat, Havaianas, Motorola, Natura, Nike e Pão de Açúcar. 

Coordenado por Joice Joppert Leal, Diretora Executiva da Objeto Brasil, o IDEA/Brasil concede prêmios nas categorias: Comerciais & Industriais, Comunicação, Informática, Estratégia de Design, Entretenimento, Ambientes, Casa, Design de Interface, Lazer & Recreação, Médicos & Científicos, Escritório, Embalagens, Acessórios Pessoais, Estudantes, Pesquisa, Transportes Automóveis, Joias, Têxtil, Design de Serviço. A 5ª edição do IDEA, conta ainda com a nova categoria Esportes, que tem o objetivo de reconhecer e gerar visibilidade, além de oportunidade de negócios para produtos esportivos inovadores, em preparação para os próximos eventos esportivos que acontecem no país. 


As inscrições seguem abertas até 02 de março e por meio da parceria entre a Objeto Brasil e IDSA, os premiados do IDEA/Brasil são finalistas automáticos no IDEA Awards, concorrendo com participantes do mundo inteiro. Os premiados nas categorias ouro, prata e bronze, serão celebrados com uma exposição gratuita que será instalada em São Paulo, no mês de julho e seguirá para Curitiba. Em 2012, a exposição seguirá também para Belo Horizonte, em comemoração ao Ano do Design em Minas Gerias e aos 5 anos de existência do IDEA/Brasil. Os produtos vencedores nos EUA integrarão o acervo do renomado museu Henry Ford em Detroit e serão expostos durante a Conferência Internacional de Design da IDSA em Boston, que em outras edições já teve patrocinadores como Teague, Eastman, Samsung, Microsoft e Core77 em 2011. 


Além da oportunidade de concorrer ao IDEA Awards, os premiados ganham espaço no catálogo IDEA/Brasil, publicação institucional de luxo, com distribuição dirigida, que consolida a relevância do prêmio e de seus participantes. E também na revista Innovation IDEABrasil, que apresenta artigos internacionais, cases detalhados dos premiados, além de entrevistas e matérias sobre as ações do projeto e o papel do design em diferentes indústrias e setores da economia. 


Em 2011, a excelência brasileira teve grande reconhecimento internacional, com 10 brasileiros premiados neste que é o Oscar do design e no Brasil, uma das peças premiadas, está no cenário de uma novela global.Os números comprovam a força da excelência do design. Desde o anúncio de premiados, em 1º de agosto, 12% dos premiados confirmado ter conquistado novos clientes ou distribuidores internacionais 
como resultado direto da participação no prêmio. 

Para mais informações sobre a premiação e detalhes sobre o processo de inscrição, acesse 


Sobre a Objeto Brasil 
A Associação Objeto Brasil é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) direcionada para a promoção do design brasileiro no Brasil e no exterior. Fundada em 1996, tem sede em São Paulo e abrangência nacional. A entidade tem como presidente de honra in memoriam o empresário e bibliófilo José Mindlin, e sua diretora executiva e fundadora é Joice Joppert Leal. 

A entidade tem por missão promover o design brasileiro no Brasil e exterior, e vê o design como parteatuante na sustentabilidade econômica, social e ambiental do país, valorizando produtos e serviços de forma tangível e intangível. O design dissemina conceitos de cidadania e promove o desenvolvimento através de geração de renda, trabalho e qualidade vida. 


Sobre a IDSA 
A IDSA - Industrial Designers Society of America, tem por volta de 3.000 associados de todo o mundo e patronos como Dell, Hewlett-Packard, Procter & Gamble e Whirlpool. Desde 1980 realiza o IDEA Awards, um dos mais renomados prêmio de design do mundo. 

A organização reúne designers, empresas e executivos de design de indústria, entre outros, sendo a maior e mais antiga instituição de design do mundo. The Design Foundation, seu braço filantrópico, oferece bolsas de estudo para disseminar o ensino do desenho industrial. A IDSA publica a Revista Innovation que promove um diálogo entre a comunidade do design mundial. 

Em 2008, a organização concedeu o direito à Associação Objeto Brasil de promover e organizar a versão brasileira do IDEA Awards, o prêmio IDEA/Brasil. 

Para mais informações, visite http://www.idsa.org 

Objeto Brasil 
(11) 3032-7191 
objetobrasil@objetobrasil.com.br 

Insecreva-se já, as inscrições encerram na próxima semana.

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista