Os 25 Melhores Filmes Modernos em Preto e Branco do Cinema

julho 13, 2013

Quando o cinema nasceu, os filmes eram mudos e em preto e branco, as cores chegaram em 1935, mas ainda eram um processo caríssimo. Os filmes sem cores, desapareceram por completo à partir dos anos 70, mas nos anos 90, muitos cineastas se renderam e produziram alguns filmes em P&B, por uma questão de estética, tornando se algo cult e atemporal, alguns dão um toque especial, acrescentando um pouco de colorido, conheça os melhores filmes modernos que foram produzidos nos últimos 20 anos, segundo a revista britânica especializada em cinema, Total Film



1) A Lista de Schindler (The Schindler´s List, 1993) - A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.




2) O Balconista (Clerks, 1994) - Um dia surrealista na vida de Dante (Brian O'Halloran), um balconista de loja de conveniência que vive às voltas com duas namoradas, um colega cínico e uma série de excêntricos clientes.



3) O Artista (The Artist, 2011) - Na Hollywood de 1927, o astro do cinema mudo George Valentin (Jean Dujardin) começa a temer se a chegada do cinema falado fará com que ele perca espaço e acabe caindo no esquecimento. Enquanto isso, a bela Peppy Miller (Bérénice Bejo), jovem dançarina por quem ele se sente atraído, recebe uma oportunidade e tanto para trabalhar no segmento. Será o fim de sua carreira e de uma paixão?



4) A Fita Branca Das Weiße Band - Eine deutsche Kindergeschichte, 2004) - 1913Em um vilarejo no norte da Alemanha vivem as crianças e adolescentes de um coral, dirigido por um professor primário (Christian Friedel). O estranho acidente com o médico (Rainer Bock), cujo cavalo tropeça em um arame afiado, faz com que uma busca pelo responsável seja realizada. Logo outros estranhos eventos ocorrem, levantando um clima de desconfiança geral.



5) A Outra História Americana (American History X, 1998) - Derek (Edward Norton) busca vazão para suas agruras tornando-se líder de uma gangue de racistas. A violência o leva a um assassinato, e ele é condenado pelo crime. Três anos mais tarde, ele sai da prisão e tem que convencer seu irmão (Edward Furlong), que está prestes a assumir a liderança do grupo, a não trilhar o mesmo caminho.



6) Sin City (2005) - Sin City é uma cidade que seduz as pessoas. Nela vivem policiais trapaceiros, mulheres sedutoras e vigilantes desesperados, com alguns estando em busca de vingança e outros em busca de redenção. Um deles é Marv (Mickey Rourke), um lutador de rua durão que sempre levou sua vida a seu modo. Após levar para casa a bela Goldie (Jaime King), ela aparece morta em sua cama. Isto faz com que Marv decida percorrer a cidade em uma jornada pessoal, em busca de vingança. Além dele há Dwight (Clive Owen), um detetive particular que tenta a todo custo deixar seus problemas para trás. Após o assassinato de um policial, Dwight se apresenta para proteger suas amigas, as damas da noite. Há também John Hartigan (Bruce Willis), o último policial honesto da cidade, que restando apenas uma hora para se aposentar se envolve na tentativa de salvar uma jovem de 11 anos das mãos do filho de um senador.



7) Muito Barulho por Nada (Much Ado for Nothing, 2012) - Adaptação contemporânea do texto clássico de William Shakespeare, "Muito Barulho Por Nada". Nesta história, Beatrice (Amy Acker) e Benedick (Alexis Denisof) envolvem-se em um complicado e sombrio jogo amoroso.



8) A Field in England (2013) - Um pequeno grupo de desertores passa por um campo agrícola, quando é capturado pelo alquimista O'Neil. Este homem acredita que um tesouro está escondido no terreno, e força seus prisioneiros a ajudá-lo na busca. Mas quando todos experimentam os cogumelos locais, que servem como almoço para o grupo, as consequências são caóticas, dando início a uma série de brigas, lutas, paranoia e discussões sobre a possível natureza do tesouro.



9) Persepolis (2007) - Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.



10) O Ódio (La Haine, 1995) - Filmado no estilo cinema-verdade, O Ódio acompanha um dia na vida de três jovens alienados, propensos a violência , que moram no mesmo conjunto habitacional de Paris. Vinz, que é judeu, é o mais raivoso e menos inteligente dos três. O norte-africano Ssaid é mais calmo, mas também o mais desesperado a respeito do futuro. Hubert é negro, e o mais maduro, que canaliza a sua raiva através do boxe. Os três passaram a noite toda em conflito com a policia, depois que Abdel Ichah, um árabe de 16 anos e amigo deles, fica em coma após ser espancado durante um interrogatório. Mas um caso de abuso de poder, mais um motivo. Embora os três tenham sido tomado pela ira, um cuida do outro para manter o controle. Mas tudo muda quando Vinz encontra um revolver carregado... agora eles viverão o dia mais importante de suas vidas.



11) Pi (1998) - Em plena Manhattan vive Max (Sean Gullette), um jovem gênio da matemática e computação que vive escondido da luz do sol, que lhe dá constantes dores de cabeça, e evita o contato com outras pessoas. Max conseguiu construir um supercomputador que lhe permitiu descobrir o número completo do pi, o que fez ainda com que compreendesse toda a existência da vida na Terra, já que percebeu que todos os eventos se repetiam após um determinado espaço de tempo. Com isso Max pôde adivinhar o que viria a acontecer no mercado da bolsa de valores, já que conhecia as tendências que se repetiriam, e passa a ser cobiçado por representantes de Wall Street e também por uma seita que busca decifrar os mistérios da matemática.



12) Boa Noite e Boa Sorte (Good Night and Good Luck, 2005) - Edward R. Morrow (David Strathairn) é um âncora de TV que, em plena era do macarthismo, luta para mostrar em seu jornal os dois lados da questão. Para tanto ele revela as táticas e mentiras usadas pelo senador Joseph McCarthy em sua caça aos supostos comunistas. O senador, por sua vez, prefere intimidar Morrow ao invés de usar o direito de resposta por ele oferecido em seu jornal, iniciando um grande confronto público que trará consequências à recém-implantada TV nos Estados Unidos.



13) Ed Wood (1994) - Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos.



14) Controle - A História de Ian Curtis (2007) - Os últimos anos da vida de Ian Curtis (Sam Riley), vocalista da lendária banda inglesa Joy Division. Curtis, que teve uma trajetória curta e intensa, ficou famoso por seu talento de letrista e por suas performances épicas à frente da banda. Sofrendo com os ataques de epilepsia, sem saber como lidar com o seu talento e dividido entre o amor por sua mulher e filha e um caso extraconjugal, ele se enforcou em 18 de maio de 1980, aos 23 anos.




15) Frankenweenie (2012) - Victor (Charlie Tahan) adora fazer filmes caseiros de terror, quase sempre estrelados por seu cachorro Sparky. Quando o cão morre atropelado, Victor fica triste e inconformado. Inspirado por uma aula de ciências que teve na escola, onde um professor mostra ser possível estimular os movimentos através da eletricidade, ele constrói uma máquina que permita reviver Sparky. O experimento dá certo, mas o que Victor não esperava era que seu melhor amigo voltasse com hábitos um pouco diferentes.



16) Samurai Fiction (1998) - A história se centra em Inukai Heishiro, filho do líder de um clã. Quando uma espada presenteada pro Shogun, o tesouro mais precioso desse clã, é roubada, ele decide que irá resgatá-la sozinho, mesmo que contra a vontade de seu pai.



17) O Cavalo de Turim (A Torinoi Ló, 2011) - Em Turim, em 3 de janeiro de 1889, o filósofo Friedrich Nietzsche sai do imóvel da Via Carlo Albert, número 6. Não muito longe dali, o condutor de uma carruagem de aluguel está tendo problemas com um cavalo teimoso. O cavalo se recusa a sair do lugar, o que faz com que o condutor, apressado, perca a paciência e comece a chicoteá-lo. Nietzsche aparece no meio da multidão e põe fim à cena brutal, abraçando o pescoço do animal, em prantos. De volta à sua casa, Nietzsche então permanece imóvel e em silêncio durante dois dias estendido em um sofá, até que pronuncia as definitivas palavras finais (“Mãe, eu sou um idiota”) e vive por mais dez anos, mudo e demente, sendo cuidado por sua mãe e suas irmãs. Não se sabe que fim levou o cavalo.



18) Frances Ha (2012) - Frances (Greta Gerwig) é a ambiciosa aprendiz de uma companhia de dança, que tem que se contentar com muito menos sucesso e reconhecimento do que ela gostaria. Mesmo assim, ela encara a vida de maneira leve e otimista. Esta fábula moderna explora temas como a juventude, a amizade, a luta de classes e o fracasso.



19) Somers Town (2008) - O filme conta a história do nascimento da amizade entre Tomo e Mareck. Juntos tomarão consciência das injustiças sociais.



20) The Addiction (1995) - Kathleen Conklin (Lili Taylor), uma jovem estudante de filosofia novaiorquina se transforma em vampira após ser mordida por uma mulher misteriosa (Annabella Sciorra). A partir daí, Kathleen desenvolve vários sintomas do vampirismo e tenta lidar com seu desejo constante por sangue humano.



21) O Segredo de Berlim (The Good German, 2006) - Jake Geismar (George Clooney) é um correspondente de guerra americano, que retorna a Berlim após as negociações decorrentes do término da 2ª Guerra Mundial na Europa. Seu objetivo oficial é cobrir a Conferência de Potsdam, que reuniu os presidentes dos Estados Unidos, União Soviética e Inglaterra para definir o mapa europeu, mas ele deseja também reencontrar Lena Brandt (Cate Blanchett), uma antiga paixão. Após alguns dias Jake descobre que Lena agora é namorada de Tully (Tobey Maguire), um soldado designado para ser seu motorista. Ao encontrá-la Jake descobre que Lena quer deixar o passado para trás e reconstruir sua vida.



22) Dead Man (1995) - William Blake (Johnny Depp) é injustamente acusado do assassinato de uma mulher com quem se envolveu e do ex-marido dela, assim ele tem que fugir da cidade. Na fuga, ele está com uma bala alojada no peito e sendo perseguido. É assim que conhece um índio chamado Ninguém (Gary Farmer), e juntos os dois vão começar uma jornada pelo oeste dos Estados Unidos que mistura misticismo e realidade.



23) Sonho de Uma Noite de Inverno (A Midwinter's Tale, 1996) - Um grupo teatral, que não se encaixa muito bem, tenta encenar uma produção de Hamlet em uma igreja abandonada no campo.



24) A Vida em Preto e Branco (Pleasantville, 1998) - Nos anos 90 David (Tobey Maguire) é um jovem solitário, que não é feliz com sua vida e foge da realidade assistindo "Pleasantville", um seriado em preto e branco dos anos 50 onde tudo é agradável. Mas tudo muda bruscamente quando Jennifer (Reese Whisterpoon), sua irmã, que sexualmente muito mais ativa que David, briga com ele pela posse de um estranho controle remoto, que apareceu através de um igualmente estranho técnico de televisão (Don Knotts), que chegou repentinamente logo após eles terem quebrado o antigo controle. Durante a briga eles apertam o novo controle e são magicamente transportados para dentro da fictícia "Pleasantville" e lá se tornam Bud e Mary-Sue Parker, dois personagens da série. Eles de repente se vêem em um mundo todo em preto e branco. David leva alguma vantagem sobre sua irmã, pois como conhece muito bem o seriado, sabe quem são estes novos "conhecidos" e qual a importância que eles têm na vida de Bud e Mary-Sue Parker. Sob estes nomes fictícios, tornam-se filhos George Parker (Wiliam H. Macy) e Betty Parker (Joan Allen), que são pais adoráveis em um lugar onde todos são felizes, não há sexo e ninguém nunca precisa ir ao banheiro. David quer sair da situação como também a irmã dele, mas considerando que ele tenta se enturmar (sem esforço, com o conhecimento dele), ela faz o que ela gosta de fazer. Um evento conduz o outro e de repente uma rosa vermelha cresce e logo mais regras são quebradas e surgem novas cores e, se tudo não é tão agradável, com certeza tem mais emoção. Mas inicialmente nem todos gostam destas mudanças.



25) Bettie Page (The Notorius Bettie Page, 2005) - Bettie Page (Gretchen Mol) nasceu numa família interiorana, muito religiosa. Decidida a mudar de vida, a jovem partiu rumo à Nova York. Um dia, passeando pela praia, encontrou um fotógrafo amador e aceitou fazer algumas poses despretenciosas. Sua beleza e sensualidade chamaram atenção e Bettie iniciou uma carreira de modelo fotográfica. Rapidamente tornou-se uma das mais famosas pin-up's do país, esbanjando alegria e erotismo. Mas, em 1955, um senador americano iniciou uma dura investigação sobre a influência da pornografia na juventude do país. E Bettie acabou sendo transformada num exemplo de imoralidade.

Sinopses: Adoro Cinema e Interfilmes

You Might Also Like

1 Comments

  1. ACHO QUE O PRETO E BRANCO,ASSIM COMO O RÁDIO, DEIXA O EXPECTADOR MAIS CONCENTRADO NO CONTEÚDO QUE ASSISTE(OUVE).ALÉM DOL CHARME NOSTÁLGICO DO INÍCIO DO CINEMA.

    ResponderExcluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista