Natura Ekos lança linha de cuidados pessoais que promove a preservação de novo ativo da Amazônia
abril 15, 2015
Ameaçada
de extinção pela exploração de sua madeira, a ucuubeira guarda em seus
frutos uma preciosa manteiga que garante alta performance aos produtos
A
Natura lança este mês nova linha de Natura Ekos e apresenta um ativo da
Amazônia pouco conhecido pelo consumidor: a ucuuba. Sua semente é fonte
de uma manteiga leve, com alto poder hidratante e reparador. A
propriedade garante alto desempenho aos produtos ao mesmo tempo em que
valoriza o fruto, contribuindo para a manutenção da floresta em pé.
A espécie, presente em áreas alagadas, está ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassoura e batentes de porta. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira preservada é três vezes maior do que aquela obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos. Essa lógica transforma a uccuba em uma espécie valorizada.
Quando madura, a ucuuba se rompe, sua semente vermelha cai e, de tão leve, boia sobre os igapós. Os ribeirinhos colhem apenas 50% dos frutos que caem nas águas. O manejo da ucuuba é feito por comunidades agroextrativistas nas regiões do Nordeste Paraense e do Médio Juruá, no Amazonas, com as quais a Natura tem relacionamento. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.
“Natura Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a semente”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura.
A principal inovação de Natura Ekos Ucuuba é o fato de proporcionar alta hidratação com textura leve e de rápida absorção, o que rompe um paradoxo da hidratação. O produto entrega uma hidratação prolongada, de até 48 horas.
O desenvolvimento da linha levou cerca de três anos. A pesquisa e a produção da nova linha Natura Ekos Ucuuba insere-se no Programa Amazônia, que tem como objetivo colocar a Natura a serviço da criação de propostas de desenvolvimento sustentável que acolham os habitantes da região e conservem a floresta em pé.
A ambição da Natura é que 30% dos insumos consumidos pela companhia sejam provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente, esse percentual está em 13,3%. Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10 mil famílias na Pan-Amazônia até 2020, movimentando R$ 1 bilhão em negócios na região. Atualmente a empresa tem relacionamento com 2,1 mil famílias na área.
A espécie, presente em áreas alagadas, está ameaçada de extinção por conta do aumento da exploração madeireira nos últimos 30 anos, para confecção de estacas, cabos de vassoura e batentes de porta. O uso da semente como matéria-prima cosmética possibilita o manejo sustentável e evita o desmatamento. A cada ano, a renda que uma comunidade obtém com uma ucuubeira preservada é três vezes maior do que aquela obtida com a exploração madeireira. Enquanto a árvore é derrubada apenas uma vez, os frutos são colhidos por no mínimo dez anos. Essa lógica transforma a uccuba em uma espécie valorizada.
Quando madura, a ucuuba se rompe, sua semente vermelha cai e, de tão leve, boia sobre os igapós. Os ribeirinhos colhem apenas 50% dos frutos que caem nas águas. O manejo da ucuuba é feito por comunidades agroextrativistas nas regiões do Nordeste Paraense e do Médio Juruá, no Amazonas, com as quais a Natura tem relacionamento. Elas são beneficiadas com o desenvolvimento da cadeia produtiva, capacitações técnicas e melhorias tecnológicas.
“Natura Ekos Ucuuba abre uma oportunidade para reverter o ciclo predatório de exploração da madeira, ao ressignificar o valor do ativo e seu lugar na cadeia produtiva, gerando renda a partir de um produto florestal não madeireiro, a semente”, afirma Daniel Campos, diretor de cuidados pessoais da Natura.
A principal inovação de Natura Ekos Ucuuba é o fato de proporcionar alta hidratação com textura leve e de rápida absorção, o que rompe um paradoxo da hidratação. O produto entrega uma hidratação prolongada, de até 48 horas.
O desenvolvimento da linha levou cerca de três anos. A pesquisa e a produção da nova linha Natura Ekos Ucuuba insere-se no Programa Amazônia, que tem como objetivo colocar a Natura a serviço da criação de propostas de desenvolvimento sustentável que acolham os habitantes da região e conservem a floresta em pé.
A ambição da Natura é que 30% dos insumos consumidos pela companhia sejam provenientes da Amazônia até 2020. Atualmente, esse percentual está em 13,3%. Até lá, a empresa pretende se relacionar com 10 mil famílias na Pan-Amazônia até 2020, movimentando R$ 1 bilhão em negócios na região. Atualmente a empresa tem relacionamento com 2,1 mil famílias na área.
O manejo da ucuuba também está alinhado ao compromisso da Natura
expresso em sua Nova Visão de Sustentabilidade. A empresa pretende ser
uma empresa que gera impacto positivo em 2050, o que vai além de apenas
reduzir ou mitigar impactos.
A submarca Natura Ekos, criada em 2000, inaugurou um novo modelo de produção na indústria cosmética. Todos os produtos usam em suas fórmulas matérias-primas naturais da biodiversidade brasileira. A nova linha é o principal lançamento de Natura Ekos dos últimos cinco anos. O último ativo não perfumístico foi o açaí, lançado em 2009.
A linha Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que serão lançados em duas fases, para respeitar os tempos da floresta. No dia 15 de abril, as Consultoras Natura começam a vender três itens: manteiga reparadora para o corpo, manteiga hidratante para as mãos e hidratante desodorante corporal. No segundo semestre, serão lançados um sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete líquido para o corpo e um sabonete em barra cremoso.
As embalagens do hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba são ecoeficientes, com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que possui material de origem vegetal renovável em suas composições.
A submarca Natura Ekos, criada em 2000, inaugurou um novo modelo de produção na indústria cosmética. Todos os produtos usam em suas fórmulas matérias-primas naturais da biodiversidade brasileira. A nova linha é o principal lançamento de Natura Ekos dos últimos cinco anos. O último ativo não perfumístico foi o açaí, lançado em 2009.
A linha Natura Ekos Ucuuba terá seis produtos, que serão lançados em duas fases, para respeitar os tempos da floresta. No dia 15 de abril, as Consultoras Natura começam a vender três itens: manteiga reparadora para o corpo, manteiga hidratante para as mãos e hidratante desodorante corporal. No segundo semestre, serão lançados um sabonete líquido hidratante para as mãos, uma versão do sabonete líquido para o corpo e um sabonete em barra cremoso.
As embalagens do hidratante corporal e da manteiga reparadora Natura Ekos Ucuuba são ecoeficientes, com 50% PET reciclado pós-consumo e 50% PET verde, que possui material de origem vegetal renovável em suas composições.
Sobre a Natura
Fundada em 1969, a Natura é a maior multinacional brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza. Líder no setor de venda direta no Brasil, registrou R$ 7,4 bilhões de receita líquida em 2014, possui sete mil colaboradores, 1,7 milhão de consultoras e operações na Argentina, Bolívia, Chile, México, Peru, Colômbia e França. Maior empresa B Certificada do mundo, foi a primeira companhia de capital aberto a receber a certificação, em dezembro de 2014, o que reforça sua atuação transparente e sustentável nos aspectos social, ambiental e econômico. A estrutura da companhia é composta por fábricas em Cajamar (SP) e Benevides (PA), oito centros de distribuição no Brasil, além de centros de Pesquisa e Tecnologia em São Paulo (SP), Manaus (AM) e Nova Iorque (EUA). Detém 65% da fabricante australiana de cosméticos Aesop, com lojas em países da Oceania, Ásia, Europa e América do Norte. Produtos da marca Natura podem ser adquiridos pela Revista Natura ou pela Rede Natura www.redenatura.net. Para encontrar uma Consultora Natura por perto, os consumidores podem enviar um SMS gratuito com a palavra Natura para 28128. Para mais informações sobre a empresa, visite www.natura.com.br e confira os seus perfis nas seguintes redes sociais: Linkedin, Facebook, Twitter e Youtube.
Via: Burson-Marsteller
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