Natura inova com solução sustentável e pioneira em sua perfumaria

segunda-feira, abril 06, 2015





As linhas Natura Ekos Frescores, Natura Humor e os clássicos masculinos Essencial e Kaiak são as primeiras fragrâncias a receberem frascos com vidro reciclado. Referência e líder do setor de cosméticos a Natura foi precursora na indústria nacional da perfumaria contribuindo para o desenvolvimento da categoria no país. A experiência mostrou que o brasileiro adora perfume. A empresa conhece a fundo o Brasil e a sua alma. Por isso traz nas fragrâncias a identidade brasileira, esse jeito tão espontâneo e criativo de ser.

No jeito de fazer a Perfumaria Natura estão o conhecimento, a arte e a ciência de uma perfumista exclusiva, que cria em parceria com os melhores perfumistas do mundo. Estão os ingredientes de qualidade, belos frascos e óleos essenciais que dão originalidade, sentido e valor a cada fragrância. “Com 18 óleos essenciais da biodiversidade brasileira, como Priprioca, Breu Branco, a recente Pataqueira, entre outros, garantimos um coração olfativo único que assina todas as nossas fragrâncias e traduz a alma do brasileiro”, destaca Verônica Kato, perfumista exclusiva in house da Natura.

Além disso, a perfumaria da Natura conta com as escolhas sustentáveis que cuidam dos cheiros do amanhã. Há mais de 30 anos a Natura ousa em fazer diferente. Em 1983, lançou o primeiro refil de cosmética. Em 2007, deu início à substituição do álcool usado nos produtos pelo álcool orgânico. Atualmente, 100% das fragrâncias usam esta matéria-prima. Em 2009, começou a usar o plástico verde, feito a partir de cana de açúcar e, em 2014, lançou o primeiro refil de perfumaria com embalagem pet 100% reciclado. E agora em 2015, inova mais uma vez sendo a primeira empresa brasileira e, em grande escala, do mundo a utilizar vidro reciclado pós-consumo nas embalagens de perfumes.

A preocupação com o meio ambiente existe há décadas e torna-se pioneira ao usar vidro reciclado em uma das formas mais nobres do vidro: o frasco de uma fragrância é mais uma grande inovação no mercado. “A história mostra que o compromisso com o desenvolvimento sustentável faz parte da essência da Natura e para este Movimento não poderia ser diferente. Escolhemos as linhas Natura Ekos Frescores e Natura Humor, além das fragrâncias masculinas clássicas Kaiak e Essencial para serem comercializados com as embalagens mais sustentáveis”, conta Andrea Eboli, diretora de marketing da Natura.

A Natura deu início às pesquisas para o uso de vidro reciclado nos frascos da perfumaria no ano de 2006. O objetivo era aumentar a utilização de material reciclado pós-consumo nas embalagens dos seus produtos e após diversos estudos e análises, chegou-se a uma solução que fosse efetiva e preservasse o acabamento final de alta qualidade dos frascos. “Os primeiros frascos contam com 20% de sua massa constituída por vidro reciclado pós-consumo. A expectativa é que ao longo dos próximos anos o material seja introduzido em outras submarcas”, conta Renata Eduardo, gerente de marketing de perfumaria da Natura.

Sobre os benefícios ambientais dessa substituição, Alessandro Mendes, diretor de desenvolvimento da Natura afirma: “a incorporação de vidro reciclado nas embalagens dos perfumes reduz a emissão de CO2 em 357 toneladas/ano, o equivalente a um carro de passeio à gasolina dar 65 voltas em torno na terra (deslocamento por volta de 2,6 milhões de km)”.

E para comunicar o jeito de fazer a Perfumaria Natura e as novas fragrâncias, a Natura criou em parceria com as agências de comunicação Salve, ID e Taterka uma campanha de marketing 360º com ações em mídia impressa, digital e TV, durante três meses seguidos, além de forte ativação nos diferentes pontos de contato com os consumidores finais, presencial e digital. Além do lançamento do novo site da perfumaria e ações com a força de vendas da Natura como um plano de amostragem, segmentação e promoções intensificados.

As novas fragrâncias chegaram ao mercado contendo vidro reciclado em seus frascos a partir de janeiro de 2015. Perfumaria Natura - Nossa arte. Nossa alma. Seu perfume. [www.natura.com.br].

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