A Decoração dos Anos 70

novembro 04, 2013



Apertem os seus cintos, vamos voltar aos anos 70, para rever como era a decoração doméstica dessa década. 

Nos anos 70, a ordem era "tudo junto e misturado", criando ambientes bem kitsch. Na casa dessa época, era obrigatório ter um aparelho 3 em 1 (toca-disco, toca-fitas e rádio), para receber os amigos, tomar refrigerante, pois cerveja e outras bebidas alcoólicas eram coisa de "coroa". Na era pré-internet, pré-digital e pré-redes sociais, os relacionamentos eram mais interpessoais, curtir o último LP que chegava às lojas era o máximo, todo o lançamento era aguardado ansiosamente. Enquanto a música tocava, a capa do LP era passado de mão em mão, com encartes e capas maravilhosas, o vinil tem essa magia. 
Um bom aparelho de som era um item muito cobiçado, depois da televisão, pois naquela época, as emissoras saiam do ar, depois da meia-noite, para o desespero de quem tinha insônia, a solução era ouvir música ou ler um livro, não havia videocassete ainda.
A estante era um mobiliário de destaque na casa, uma espécie de altar, onde a família colocava a sua TV, aparelho de som e todos os bibelôs engraçadinhos. A moda eram as estantes modulares, se tivesse barzinho, era mais chique ainda.

Na década de 70, podia seguir diversas linhas de decoração, poderia ser do estilo moderninho, com móveis de plástico e acrílico, também ir para a linha mais natureba e hiponga com almofadões indianos, móveis de vime e samambaias pela casa. Havia aqueles que eram mais sofisticados com móveis tubulares cromados e espelhos espalhados por todos os ambientes, como se fosse uma discoteca particular. Nos quartos de criança, havia o estranho hábito de se pendurar bonecas de pano na parede.
Os móveis de madeira aglomerada com revestimento de laminados estavam em voga.
No chão, era chique ter o chão carpetado, um suplício para quem sofria de rinite. 
No banheiro, os azulejos eram ultra-estampados com motivos florais e simétricos.
Confira algumas imagens da decoração dessa época, só quem viveu sabe como foi bom e deixa saudades.






















































Mais postagens nostálgicas no blog Nostalgiarama

You Might Also Like

4 Comments

  1. Oi João, tudo bem? Adorei essa viagem aos anos 70! Fiquei curiosa sobre a fonte das imagens.. de onde são?

    ResponderExcluir
  2. Quero viajar no tempo e viver essa época! Que Tudo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria tem mais viagens no tempo no blog Nostalgiarama, clique no link no menu desse blog e acesse, é todo dedicado ao vintage e retrô.

      Excluir

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista