Chegamos a mais um fim de ano, é hora de fazer uma retrospectiva do ano que passou e tentar mudar em 2009, inovar, fazer a diferença. Eu li uma frase de um contato do msn que dizia que do adianta entrar num ano novo com velhas atitudes. Esse é o segredo, precisamos reciclar toda a nossa vida e tentar contagiar o nosso próximo, uma coisa a gente nunca deve aceitar é que amor ao próximo, honestidade, solidariedade, educação são coisas que saíram de moda. Agora bola pra frente! Desejo a todos um ótimo 2009 e muita saúde!!!
Até que enfim consegui ler a minha revista ABCDesign 26, adorei a reportagem "Ilustração sem limites" de Ericson Straub, realmente a ilustração ficou meio esquecida no final do século XX, eu sou meio suspeito em falar sobre ilustrações, já que sou ilustrador também. Agora a gente vê as ilustrações por todas as partes novamente, dessa vez contando com os recursos digitais. A revista está ótima, está realmente "deliciosa" de ler, um verdadeiro biscoito fino no nosso mercado editorial brasileiro e mais uma vez os meus parabéns para todo o pessoal da equipe da Revista ABCDesign. Passe na banca mais próxima ou clique aqui para entrar em contato com a editora.
Todo novo ano necessita uma agenda nova, por mais que estamos na era digital, a boa e velha agenda de papel sempre está ali para nos lembrar dos nossos compromissos, eu vejo algo para nos auxiliar e não escravizar como alguns amigos falam. Eu achei super criativa essa agenda criada pelos designers Helene Ryenbakken, Katinka Jørgensen, Andreas Fossheim, Stine Nærland and Henning Sandum para Artic Paper. É uma agenda que imita o digital de uma forma criativa, segundo eles isso é para que você se expressar no papel o que o computador e a internet apagaram Para começar a capa que imita aquelas terríveis mensagens de erro que odiamos ver na tela do computador. Depois tem os emoticons em branco no canto de cada dia para que você mesmo modifique conforme seu humor. Tem espaço para colocar as fotos imitando quando uma página não carrega imagens. Realmente tudo muito interessante e inovador. Gostei muito.
Fonte: Pelsfrukt
Fonte: Pelsfrukt
Estamos quase chegando em 2009 e como seria legal ver o ano novo nascendo com essa ampulheta criada pelo designer Young Bok Kim. No lugar da areia, ele utilizada o LED para marcar a passagem do tempo que pode ser ajustado conforme o gosto do usuário, bastando apenas girar o dial no corpo da ampulheta. Simplesmente incrível.
Fonte: blog Ill Vibes
Fonte: blog Ill Vibes
Saiu a lista dos 53 melhores produtos do design brasileiro em 2008 segundo a IDEA Brazil. É muito bom saber que o mercado está abrindo espaço para o nosso talento e criatividade. Gostaria de postar aqui todos os 53 projetos de produto, mas ficaria muito extenso. Mas vocês vão poder conferir o slide show que foi publicado na revista Business Week, basta apenas estar com o inglês em dia para ler a reportagem. Eu posso dizer que li e aprovei cada projeto e o meu peito se encheu de orgulho de ser brazuca.
Fonte: Business Week
Fonte: Business Week
Quero desejar a todos que acompanham o meu blog, um feliz e especial Natal!!! Eu vou dar uma pausa para essas festas de fim de ano, mas depois irei dar uma mudada aqui no blog para esperar 2009 com bastante expectativa que seja um ano especial de verdade. Vou deixar como mensagem de Natal esse belíssimo vídeo da banda Sixpence Nine The Ritcher, uma música super tradicional natalina "Angels We Have Heard On High" com uma animação maravilhosa.
Achei super criativo essa instalação criada por Takashi Murakami para a grife Louis Vuitton localizada na Quinta Avenida em Nova Iorque. O prédio todo foi empacotado para presente, utilizando os elementos gráficos presentes nas mais famosas bolsas do mundo. Esses elementos também cairam como uma luva na iluminação da vitrine foi a união perfeita de se querer promover a marca e ao mesmo tempo dar brilho ao velho espírito de Natal. A decoração poderá ser vista até o dia 4 de Janeiro.
Fonte: Kent Magazine
Fonte: Kent Magazine
Esse é o primeiro cartão de Natal da história, foi criado em 1843 por John Calcott Horseley of Torquay na Inglaterra para Sir Henry Cole. Depois disso a idéia foi copiada e repassada e atravessou todo o século XX. Hoje em dia na era digital na qual vivemos, está cada vez mais raro, as pessoas mandam seus votos natalinos via e-mail ou através dos coloridos e animados scraps no Orkut, com direito a glitter virtual e tudo mais!!!
Hoje acordei totalmente nostálgico e achei esses comerciais no YouTube, o pessoal da minha idade vai lembrar, era muito bom a expectativa para a chegada do Natal, não sei se porque era criança, mas demorava muito para chegar o mês de Dezembro. Vou postar aqui alguns que fazem parte da minha memória e de muita gente.
Comercial do Bamerindus (Anos 70)
Comercial do Banco Nacional
Comercial da Olivetti (Anos 80)
Comercial Varig com Xuxa (Anos 60)
Comercial Coca-Cola (anos 70)
Comercial Itaú (1978)
Comercial Coca-Cola (anos 90)
Comercial Sadia (Anos 70)
Um dos ícones do design gráfico do século XX com certeza é o Papai Noel criado pelo artista Haddon Sundblom. As primeiras representações do bom velhinho teriam aparecido no período da Primeira Guerra Mundial e usava roupa azul, a Coca Cola seria a responsável por essa mudança da roupa do Papai Noel para o vermelho, já que essa é a cor principal da empresa. Thomas Nast era o primeiro modelo utilizado para representar essa figura tão bonachona conhecida por nós e apareceu na revista The Saturday Evening Post em 1922. Papai Noel foi representado em várias formas até 1964, em posters e nas embalagens comemorativas de fim de ano.
Fonte: Coca Cola
Fonte: Coca Cola
Que tal você mesmo criar cartões de Natal para amigos e parentes, você faz algo de coração e ainda por cima contribui para o futuro do meio ambiente.
Papel Reciclado
Fonte: Portal do ArtesanatoMateriais necessários:
Papel para ser reciclado
Folhas secas diversas
Essência de sua preferência
Tintol (na cor de sua preferência)
Bastidor
Tela tamanho A4Como fazer:
Separe os papéis que serão reciclados e coloque em uma bacia com água.
Deixe de dois à três dias, até que tenham dissolvido.
Triture todo o papel no liquidificador, adicione o tintol e bata novamente.
Despeje o líquido em uma vasilha grande e misture a essência e as folhas secas.
Encaixe o bastidor na tela e, sem soltar, passe-o no fundo da vasilha.
Deixe escorrer a água e retire a peça inteira.
Tire o bastidor e coloque um pano limpo sobre a tela para secar a folha.
Aperte até a folha grudar totalmente no tecido.
Pendure a tela em um varal ou deixe sobre uma superfície lisa.
Retire o papel da tela depois de seco e utilize.
A fotógrafa Anne Geddes ficou muito famosa no começo dos anos 90 com suas fotos de bebês fantasiados, e logo virou uma mania os cartões e as camisetas com as tais fotos. Agora ela lançou uma série de produtos com sua assinatura, dentre eles eu destaquei esse boneco de plush que pode ser uma boa idéia de presente para sua irmã ou namorada.
Fonte: Anne Geddes
Fonte: Anne Geddes
Novamente posto aqui um trabalho do designer italiano Massimo Giacon para a Alessi, eu havia postado o Boneco de Neve que ele fez para essa empresa também e agora apresento o criativo e moderno presépio em porcelana. Inspirado no design dos anos 70, pertencem a linha A di Alessi, ele lançou essa cena da natividade em 2007. Nesse ano, foi lançado uma versão do presépio em vermelho, é encantador nos remete aos antigos cartuns e traz um certo ar de ingenuidade e saudade da infância.
Fonte: Alessi
Fonte: Alessi
Eu achava que já tinha visto todo o tipo de coisa esdrúxula nesse mundo, mas achei hilário e bizarro esses dispensers de pastilhas. Você aperta e os personagens natalinos fazem "doces caquinhas", esse é o tipo ideal de presente para aquele parente que adora sacanear os outros.
Fonte: Urbanoutfitters
Natal é tempo de pensar em presentar quem amamos, que tal como dica, essas caixinhas de som? Ou mesmo você pode se presentar nesse fim de ano. Essas caixas são leves e você mesmo monta elas, fazem parte da coleção Kidult da Imaginarium. Para você curtir um som da melhor qualidade nessas festas que vem por aí.
Esses enfeites de Natal foi feito especialmente para os chocólatras, as tradicionais pastilhas de chocolates M&M® que transformaram em adornos musicais, ela canta "Rockin around the Christmas Tree" e ele canta " Holly Jolly Christmas", ambos mexem a boca enquanto cantam e também tem uma luz que pisca nos olhos. Eles funcionam com 3 pilhas do tipo AA. Com certeza vai alegrar mais a sua árvore.
Fonte: Catalog Favorites
Fonte: Catalog Favorites
Outra idéia de Natal ecologicamente correto, são enfeites de Natal feitos a partir de materiais descartados. É uma forma de reaproveitar o lixo tecnológico já que o descarte desse tipo de material ainda é algo que não se sabe como dar um fim correto.
Fonte: Gadgetnista
Fonte: Gadgetnista
O pessoal da Infólio me mandou essa excelente notícia, é uma boa sugestão para presentar os amigos que são apaixonados pelo design e ainda por cima poder concorrer esse super prêmio.
Não perca tempo, acesse aqui e fique sabendo com mais detalhe.
Não perca tempo, acesse aqui e fique sabendo com mais detalhe.
Essa árvore de Natal é totalmente do bem, feita em papelão 100% reciclado e livre de produtos nocivos a natureza, pode ser customizado com glitter e tintas. Ela é encontrada na cor natural e branca.
Fonte: Perpetual Kid
Gostei demais dessa idéia da designer Emma Caselton, ela reaproveitou cartuchos usados de impressoras e transformou em lanternas natalinas, também utilizou as lâmpadas LED que são econômicas e não aquecem. O resultado é essa iluminação suave e acolhedora, realmente uma grande idéia.
Fonte: Übergizmo
Fonte: Übergizmo
Hannukah é uma festa comemorada pela comunidade judaica em Dezembro para celebrar os cuidados de Deus para com seu povo. Durante oito dias eles vão acendendo as velas do candelabro que leva o nome da comemoração. Eu encontrei o Skyline Menorah feito pelo designer americano Jonathan Adler, produzido em niquel polido, eu achei interessante e moderno e uma forma de homenagear a comunidade judaica aqui do Brasil. Hag Semeach!!!
Fonte: Jonathan Adler
Fonte: Jonathan Adler
Mais um paper toy para vocês que gostam, é o Papai Noel. Para os nossos amigos portugueses se chama Pai Natal. Eu achei bem legal e moderno, um mascotinho para fazer parte da sua decoração de Natal. Clique na imagem para ver no tamanho original. Recorte, monte e divirta-se
Fonte: Flickr
Desde criança sempre gostei de brincar com papel, eu adorava quando minha mãe comprava revistinhas de recortar e armar. Eu vi essa arvorezinha e resolvi postar, para quem gosta, possa montar e colocar um pouco de Natal em seu quarto ou escritório, eu recomendo imprimir num papel mais durinho para ficar bom. Clique na imagem para ver no tamanho original.
Fonte: Free Paper Toys
Fonte: Free Paper Toys
A Associação Pró-Hope Apoio a Criança com Câncer é uma instituição 100% filantrópica que tem como missão estatutária:
Dar apoio psicossocial, existencial e assistencial ao portador de problemas oncológicos e seus familiares; | ||||
Instituir casas de apoio; | ||||
Promover projetos educacionais de detecção precoce de câncer. |
Você pode ajudar a Casa Hope, comprando produtos da loja virtual, sendo voluntário e contribuindo. Para mais informações, clique aqui.