Em 1955, o designer George Nelson criou um relógio de parede para a Vitra que virou um ícone do design dos anos dourados, é o Star Clock. Ele representa uma estrela estilizada e foi um dos primeiros designs influenciado pelo início da Era Espacial. O relógio é feito em madeira laqueada e metal, com o passar dos anos ele ganhou várias cópias e outras variações. Hoje em dia, ele voltou para decoração mais lounge e retrô.
Quem transitava pelo metrô de Seul, se sentiu como uma celebridade por menos de 15 minutos de fama com direito até à tapete vermelho. Tudo isso por causa de um anúncio interativo do lançamento da câmera Nikon D700. Ao passar em frente ao painel, os paparazzis do anúncio disparavam seus flashes, assustando muito gente desavisada e outros acharam a experiência fascinante. Uma curiosa e interessante ferramenta de marketing e propaganda.
Via
Via
Muito interessante é a luminária Spectra do designer brasileiro Luciano Santelli, é uma luminária em acrílico importado que possui um filtro frontal que muda de cor conforme o ângulo que se observa e ainda tem um refletor espelhado que multiplica esse efeito. Ela está à venda por R$ 279,00 no site Limonada Biz.
Aqui em meu blog estou trazendo dicas de música lounge para vocês, mas muita gente deve perguntar que vem a ser esse gênero musical? É uma nova tendência musical?
Lounge significa "lugar", o estilo surgiu na década de 50 e foi conhecida como: música de restaurante, easy listening, música de elevador, de sala de espera, de coquetel por ser usada como música ambiente, geralmente era instrumental.
É um estilo de música de auto grau de sofisticação, entre os anos 50 até meados dos anos 70 era considerada chique, mas na década de 80 e 90 foi classificada música brega e kitsch.
O gênero voltou em voga novamente no ano 2000, ocupando os mais requintados ambientes como os desfiles de modas nas importantes capitais mundiais e também em eventos de design como a semana de Milão. É uma tendência musical do futuro pois está cada vez conquistando espaço na Europa e agora nos Estados Unidos.
Pode se dizer que é um estilo musical que faz a junção do analógico com o digital, uma verdadeira mistura de criatividade que sempre nos surpreende. O que torna a música lounge diferente é o fato de não ser muito pop, não ter um apelo comercial, na maioria são criadas por DJ para eventos específicos e são ouvidas em rádios exclusivas para um público formado, tornando-as com um valor agregado.
A música lounge pode ser calma como no caso do Chillout, Nu-Jazz e Downtempo, não confudam com o gênero New Age.
Pode ser dançante também como no estilo Nu-Disco, House e Trance que está cada vez mais presente nas festas mais moderninhas e descoladas da Europa pela sua riqueza dos arranjos de instrumentos e sua complexidade.
Aqui no Brasil ainda está começando a chegar através de jovens e empresários que passam boa parte na Europa e acabam gostando do estilo e trazem na sua bagagem cultural para cá esse elegante estilo musical.
Existem muitas bandas de música lounge que trabalham com o remake de músicas atuais e antigas, ficando às vezes até melhor que a versão original. Esses remakes são muito interessantes, pois costuma-se pegar uma música atual e transformar numa versão que a deixa parecida com uma música dos anos 60 e 70. Ou uma música antiga na voz de outro cantor ou cantora remixando com o eletrônico e deixando como uma nova roupagem.
Assim como o Rock tem seus sub-gêneros como o Punk Rock, Hard Rock e Black Metal, a música lounge também tem como:
Nu-Disco: (New Disco) Surgiu recentemente em 2008 e já faz parte do lounge, é o revival da discoteca dos anos 70 e 80, mas com novas releituras combinando o disco com a música eletrônica.
Electro Swing: Gênero de música eletrônica que mistura as big bands de jazz e swing dos anos 20 a 40 do século passado com hip hop, house e drum n bass.
Nu-Jazz: ( New Jazz) Alguns músicos de jazz tradicionais torcem o nariz para esse sub-gênero, pois não aceitam que os grandes nomes de jazz como Billie Holiday, Nina Simone, Sarah Vaughan sejam remixadas com música eletrônica. Eu pessoalmente adoro esse estilo, ele dá uma revitalizada no antigo jazz tornando totalmente moderno e extremamente sofisticado. É muito ouvido nas semanas de moda e design na Europa.
Lo-fi: Significa baixa resolução, são as gravações caseiras ou música de garagem. Muitas bandas de hoje começaram com esse gênero. É uma música de baixo custo de produção, porém com muita qualidade.
Nu-Tango: (New Tango) É o tango argentino com nova roupagem em combinação com as batidas eletrônicas criando um som sensual, rítmico e sofisticado.
Electro Bossa: Esse é o subgênero muito conhecido pelos brasileiros. é a Bossa Nova que dentro do lounge ele ganha nova roupagem com a música eletrônica, não é muito valorizada por nós, talvez justamente por ser tão familiar aqui no Brasil, mas na Europa essa música representa quase uma fantasia de se viver num paraíso tropical e exótico. Fica extraordinário quando gravado em outras línguas como italiano, francês e em inglês.
Chillout: É a música eletrônica suave, ideal para um momento mais calmo e relaxamento.
Neo-Acid Jazz: É a combinação do jazz com o hip hop e funk, com batidas de música eletrônica, é um estilo muito apreciado nos Estados Unidos.
Downtempo: É uma música eletrônica suave com batidas em ciclos que passa a sensação de hipnótica.
Nu-Soul Jazz: Estilo com influência no blues, gospel e R&B combinada com a eletrônica.
Easy Listening: Surgiu nos anos 50, eram músicas orquestradas, geralmente com requintados arranjos e algumas utilizavam sintetizadores. Algumas possuem poucas letras quando cantadas, fáceis de serem ouvidas, daí o nome. Quando se fala no lounge, é o easy listening que vem primeiro em suas mentes.
Smooth Jazz: É uma versão estilizada do jazz combinada com o pop e o funk. Como o nome diz é um jazz suave, é muito ouvido como música ambiente nos bares elegantes dos hotéis no Happy Hour, é perfeita para se ouvir quando se está viajando também.
Space Age: Estilo criado nos anos 60 na moda e design motivada pela corrida espacial, é a música dos antigos filmes de ficção científica, criada em sintetizadores analógicos que lembram sons metálicos, disparos de laser, robôs e naves espaciais. Muitos dizem que a música eletrônica surgiu nesse sub-gênero.
House: O estilo dance popular nos anos 80 voltou revitalizado e mais sofisticado, é o favoritos dos fashionistas, pois é o som muito tocado nas festas badaladas das semanas de moda pelo mundo.
Trance: Estilo dance cujo a característica é o uso do sintetizador, é um som psicodélico repetitivo que mistura elementos orientais, também é muito ouvido nos eventos internacionais de moda.
Acústico: Som muito conhecido pelo uso de instrumentos músicais sem os recursos eletrônicos e edições, é a base da música, o som puro. O gênero ficou popular com o programa MTV Unplugged.
Espero que esse pequeno guia tem ajudado a todos a compreender a música e se você quiser se aventurar apreciar a música lounge com certeza você irá saber o que escolher quando estiver numa loja de CD e ver esses termos. Continuem acessando o blog, pois estou sempre dando dicas de música lounge por aqui.
Essa é a cadeira Lathe V criada pelo designer Sebastian Brajkovic. Quando a vi, lembrei das obras de Salvador Dali, pois é algo meio surreal, dá a impressão que a cadeira se dissolveu e também há esse efeito de movimento que torna a cadeira muito interessante, é produzida em bronze e tecido bordado. Ela foi comprada recentemente pelo museu britânico Albert & Victoria Museum.
Essa estranha bolsa que você está vendo, não foi feita com um Chiahuahua morto e nem tampouco é um novo produto da Louis Vuitton. É mais uma obra da escultora Meryl Smith, ela criou essa bolsa para fazer as pessoas pararem e refletirem a respeito dos padrões de valores de hoje em dia, analisarem o que o capitalismo está fazendo com o ser humano. Na minha opinão vejo isso como um protesto contra o materialismo que destrói a natureza em nome do progresso e de nosso conforto. Essa bolsa feita em papel machê e couro foi criada para exibição do grupo The Honey Space, que é um espaço cultural.
A saga Crespúsculo é um megassucesso teen mundial, para aquelas garotas que adorariam ser a Bella e cair nos braços de Eduard Mullen, a Manllow lançou uma almofada bem punk rock com o vampiro galã do filme. Em cotton jersey, rosto estampado em silk screen, enchimento de poliéster e tem um toque aveludado. As garotas podem abraçar e apertar à vontade que não correm o risco de serem mordidas pelo vampirão.
A grife internacional lançou uma versão limitada do seu último perfume "Love", em vidro dourado para ocasião do Valentine Day, com certeza vai virar uma peça de colecionador. Mas versão standart do perfume também não deixa de ser muito bonita e requintada também.
Eu achei fantásticas essas lojas, elas revelam uma tendência em investir de forma maciça em decoração nos espaços comerciais. O ato de comprar para muitas pessoas, principalmente as que vivem nas cidades grandes simboliza disponilibizar um tempo precioso para dar atenção a si mesmo ou quando se compra um presente para alguém. É a realização de uma satisfação pessoal, por isso as empresas estão investindo e criando um cenário para esse "momento mágico". Algumas seguem a linha bem retrô e outras usam um design avançado e futurista criando uma loja que parece uma espaçonave. Confesse que não seria incrível estar dentro de uma loja como essas?
Via
Via
Revolucionário esse sistema do relógio Aspiral, criado pelos engenheiros ingleses Will Aspinall e Neil Lambeth, a bolinha funciona como ponteiro enquanto o espiral vai girando de forma hipnótica. O relógio possui diversos modelos e é fabricado artesanalmente ainda. Se vocês quiserem entender como funciona o relógio, assistam o vídeo abaixo:
Muito criativo esse produto, trata-se do Cable Clips Wire Bloom da Monkey Business, é um kit com 12 folhinhas e um pássaro que são clipes plásticos para prender os fios e os cabos na parede de uma maneira decorativa, é um maneira criativa e bonita de acabar com os fios espalhados pelo chão que dão uma estética de desleixo em casa.
Quem adora os felinos com certeza vai adorar esse chalé de papelão criado pelo estúdio de design canadense Loyal Luxe que também são apaixonados pelos bichanos. O chalé pode ser customizado, inclusive as crianças vão adorar pintar o lar do seu bichinho de estimação, no pacote incluiu adesivos, 3 bolinhas de papel de montar, 4 elementos decorativos para colocar na frente da casinha como a cabeça de um alce, peixe, pássaro e um banner. Quem tiver acessar o site vai ver os gatinhos fofinhos aprontando mil e umas, é muito divertido!
Via: Blog da Ligia Fascioni
Via: Blog da Ligia Fascioni