Designers da BASF apresentam tendência global de cores no segmento automotivo
junho 30, 2011Designers da BASF: Corinna Sy e Mark Gutjahr |
Tons terra continuam em alta
Cores como bege e rosé ampliam a paleta automotiva
Cores exóticas brilhantes conquistando popularidade
As superfícies opacas estão chegando
‘’Chegue mais perto’’. Este é o lema que tem sido utilizado pelo time internacional de designers do segmento de tintas da BASF, para apresentação do relatório de tendência global do negócio de tintas automotivas. Nele, profissionais especializados em cores da Ásia, da América do Norte e da Europa mostram as projeções das cores para o segmento automotivo no futuro. O prognóstico é baseado em uma pesquisa em profundidade sobre o desenvolvimento da sociedade e tendências da moda.
Por meio de oficinas e de um constante e intensivo intercâmbio de ideias, os designers de cores da BASF desenvolvem uma visão diferenciada sobre tendências regionais e globais. Ocorre que as tendências globais se expressam em cores diferentes, dependendo da região – isso porque as pessoas têm percepções de cor que variam em função da cultura de cada local. Dessa forma, não existe uma megatendência global única.
Sendo assim, quais cores deverão predominar nos automóveis do futuro? Em quais mudanças sociais elas se sustentam?
“Luxo verde” não é um oximoro
O movimento sustentável continua em todo o mundo. Entretanto, há uma mudança de abordagem de um ativismo somente ecológico para abordagens mais realistas. Metas ambientalmente adequadas passaram a ter um maior significado, pois as pessoas dão cada vez mais atenção às consequências ambientais de seu comportamento. Em decorrência disso, a imagem da ecologia está mudando. Prosperidade – e até mesmo luxo – e ecologia não são mais percebidos como conceitos mutuamente excludentes. Ao contrário, pensar e agir de forma ecológica é algo reconhecido e amplamente aceito.
Este tipo de conexão também pode ser observado entre as cores do universo das tendências da Europa, onde a inclinação pelos marrons continua. Tons terra refletem a nova consciência ecológica e a nova impressão de “luxo verde” aparece em combinação com um brilho sutil.
Simbiose entre seres humanos e tecnologia
Nosso mundo se caracteriza por um progresso tecnológico veloz. Tecnologias do futuro mudam nossas vidas cotidianas e tornam-se nossas companheiras. Assim, os seres humanos e a tecnologia estão se aproximando cada vez mais, o que confere às cores um efeito extremamente artificial. Contudo, nesse universo de tendências, elas também se apresentam como derivados dos seres humanos, como no prateado com um tom cor de pele, por exemplo. As novas direções nas cores remetem a uma exclusividade fascinante. Veremos azul LED, turquesa brilhante, negro cintilante ou vermelho vivo nas estradas européias no futuro. Acabamentos opacos dão um realce particular à expressão da tecnologia nesta tendência.
Enfatizando a singularidade
Outra força motriz entre as tendências é o individualismo. Muitas pessoas querem chegar um pouco mais perto da essência da sua personalidade e, para isso, desenvolvem-se de modo mais individualista – dentro de um contexto coletivo. O desejo de se distinguir das massas e expressar sua individualidade está se tornando cada vez mais importante.
Este fator também é expresso nas cores que simbolizam algo de novo ou exclusivo – cores sobre as quais as pessoas comentam, mas que não existiam desta forma anteriormente. Na Europa, essa tendência é representada pelas cores denominadas como bege e greige – uma mistura de cinza com bege, embora tons abricó e rosé também sejam possíveis. Além disso, os vários matizes do dourado são particularmente surpreendentes, chegando até o ouro avermelhado.
Europa: diversidade de pessoas e cores
Na Europa, migração, diversidade e identidade cultural estão modificando a imagem da sociedade. O continente está mudando. A diversidade cultural é acompanhada também por um novo tipo de cor.
Começando com vários tons pardos com sutis efeitos que evocam a pátria e as raízes, a tendência está também se aproximando de cores exóticas, audazes e vivas como amarelo, violeta e esmeralda. O amálgama dos efeitos familiares se manifesta de forma especial entre os novos lilazes, que estão imersos em um cinza pálido.
Tendências de cores do passado, carros do presente
Há vários anos, designers da BASF previram as tendências do presente. E o êxito das previsões chegou ao seguinte ponto: já em 2005, marrom e branco eram as cores que davam o tom nas projeções das tendências da Europa. Hoje, carros marrons e brancos podem ser vistos nas estradas européias com uma frequência cada vez maior.
Novo website
Ao alcance de um clique, qualquer pessoa pode visitar o mundo das cores e descobrir como pensam os designers da BASF. Um novo website convida os visitantes a um tour virtual pelas salas de trabalho e de apresentação do estúdio de design de tintas da BASF. Para saber mais, acesse www.colordesign.basf.com (em inglês).
BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida.
2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor
O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou na Sala de Imprensa de Mídia Social no endereço newsroom.basf.com.
- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010
Cores como bege e rosé ampliam a paleta automotiva
Cores exóticas brilhantes conquistando popularidade
As superfícies opacas estão chegando
‘’Chegue mais perto’’. Este é o lema que tem sido utilizado pelo time internacional de designers do segmento de tintas da BASF, para apresentação do relatório de tendência global do negócio de tintas automotivas. Nele, profissionais especializados em cores da Ásia, da América do Norte e da Europa mostram as projeções das cores para o segmento automotivo no futuro. O prognóstico é baseado em uma pesquisa em profundidade sobre o desenvolvimento da sociedade e tendências da moda.
Por meio de oficinas e de um constante e intensivo intercâmbio de ideias, os designers de cores da BASF desenvolvem uma visão diferenciada sobre tendências regionais e globais. Ocorre que as tendências globais se expressam em cores diferentes, dependendo da região – isso porque as pessoas têm percepções de cor que variam em função da cultura de cada local. Dessa forma, não existe uma megatendência global única.
Sendo assim, quais cores deverão predominar nos automóveis do futuro? Em quais mudanças sociais elas se sustentam?
“Luxo verde” não é um oximoro
O movimento sustentável continua em todo o mundo. Entretanto, há uma mudança de abordagem de um ativismo somente ecológico para abordagens mais realistas. Metas ambientalmente adequadas passaram a ter um maior significado, pois as pessoas dão cada vez mais atenção às consequências ambientais de seu comportamento. Em decorrência disso, a imagem da ecologia está mudando. Prosperidade – e até mesmo luxo – e ecologia não são mais percebidos como conceitos mutuamente excludentes. Ao contrário, pensar e agir de forma ecológica é algo reconhecido e amplamente aceito.
Este tipo de conexão também pode ser observado entre as cores do universo das tendências da Europa, onde a inclinação pelos marrons continua. Tons terra refletem a nova consciência ecológica e a nova impressão de “luxo verde” aparece em combinação com um brilho sutil.
Simbiose entre seres humanos e tecnologia
Nosso mundo se caracteriza por um progresso tecnológico veloz. Tecnologias do futuro mudam nossas vidas cotidianas e tornam-se nossas companheiras. Assim, os seres humanos e a tecnologia estão se aproximando cada vez mais, o que confere às cores um efeito extremamente artificial. Contudo, nesse universo de tendências, elas também se apresentam como derivados dos seres humanos, como no prateado com um tom cor de pele, por exemplo. As novas direções nas cores remetem a uma exclusividade fascinante. Veremos azul LED, turquesa brilhante, negro cintilante ou vermelho vivo nas estradas européias no futuro. Acabamentos opacos dão um realce particular à expressão da tecnologia nesta tendência.
Enfatizando a singularidade
Outra força motriz entre as tendências é o individualismo. Muitas pessoas querem chegar um pouco mais perto da essência da sua personalidade e, para isso, desenvolvem-se de modo mais individualista – dentro de um contexto coletivo. O desejo de se distinguir das massas e expressar sua individualidade está se tornando cada vez mais importante.
Este fator também é expresso nas cores que simbolizam algo de novo ou exclusivo – cores sobre as quais as pessoas comentam, mas que não existiam desta forma anteriormente. Na Europa, essa tendência é representada pelas cores denominadas como bege e greige – uma mistura de cinza com bege, embora tons abricó e rosé também sejam possíveis. Além disso, os vários matizes do dourado são particularmente surpreendentes, chegando até o ouro avermelhado.
Europa: diversidade de pessoas e cores
Na Europa, migração, diversidade e identidade cultural estão modificando a imagem da sociedade. O continente está mudando. A diversidade cultural é acompanhada também por um novo tipo de cor.
Começando com vários tons pardos com sutis efeitos que evocam a pátria e as raízes, a tendência está também se aproximando de cores exóticas, audazes e vivas como amarelo, violeta e esmeralda. O amálgama dos efeitos familiares se manifesta de forma especial entre os novos lilazes, que estão imersos em um cinza pálido.
Tendências de cores do passado, carros do presente
Há vários anos, designers da BASF previram as tendências do presente. E o êxito das previsões chegou ao seguinte ponto: já em 2005, marrom e branco eram as cores que davam o tom nas projeções das tendências da Europa. Hoje, carros marrons e brancos podem ser vistos nas estradas européias com uma frequência cada vez maior.
Novo website
Ao alcance de um clique, qualquer pessoa pode visitar o mundo das cores e descobrir como pensam os designers da BASF. Um novo website convida os visitantes a um tour virtual pelas salas de trabalho e de apresentação do estúdio de design de tintas da BASF. Para saber mais, acesse www.colordesign.basf.com (em inglês).
BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida.
2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor
O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou na Sala de Imprensa de Mídia Social no endereço newsroom.basf.com.
- As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás).
- Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010
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