Sara Lee inova linha do Café Pilão com produto sustentável
julho 16, 2011Com iniciativas em todo o ciclo de produção, o Pilão Origem vai atender a apreciadores de café mais exigentes e preocupados com os impactos ambientais de seu consumo
“A Sara Lee está, a cada dia, mais engajada em ser uma empresa sustentável. Assim que recebemos o convite do Walmart para o projeto Ponta a Ponta, enxergamos uma oportunidade de colocar em prática nossa preocupação em relação às questões ambientais, sociais e econômicas, oferecendo um produto de qualidade, que busca a harmonia com o planeta em toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos grãos até a casa do consumidor”, Dantes Hurtado, Presidente da Sara Lee Cafés do Brasil.
As principais propostas de melhorias em termos de sustentabilidade se efetivaram principalmente no uso de matérias-primas e insumos certificados. Houve redução de 0,03 m3/t de café no consumo de água e de 2,08 m3/t no consumo de gás natural devido à certificação ISO 14001 obtida durante o projeto.
Com uma criteriosa seleção do fornecedor em relação a aspectos de sustentabilidade, foi desenvolvida uma embalagem primária com redução de 9% na massa e com 70% menos tinta de impressão, resultando em um visual bastante inovador. Em relação às embalagens de transporte também foram feitas mudanças: as caixas foram confeccionadas a partir de papelão ondulados 100% reciclado com certificação FSC (Forest Stewardship Council). Reduziu-se para zero o uso de etiquetas de identificação nas caixas e o filme stretch, envoltório dos paletes, teve sua massa reduzida em 20%.
Na ponta do consumo, disseminando a cultura de sustentabilidade, o café Pilão Origem utiliza a embalagem para informar e educar o consumidor quanto ao uso de sobras e resíduos pós-preparo, como o aproveitamento da borra de café no combate à dengue.
http://www.cafepilao.com.br
http://www.saralee.com
Via: Xpress Assessoria
0 Comments