A Abertura do remake de "Gabriela"
junho 19, 2012
Ontem estreou o remake da novela Gabriela, a abertura foi realizada pela equipe de Hans Donner, o conceito foi o mesmo da 1ª versão de 1975, mostrar a caatinga, o Bataclã, os coronéis e a beleza da protagonista, mas dessa vez com textura e relevo. Nos anos 70, a abertura utilizou as gravuras do artista plástico Aldemir Martins.
A abertura foi feita artesanalmente, sem recursos da computação gráfica, a única sofisticação tecnológica ficou por conta da câmera que grava 1.000 quadros por segundo, mostrando detalhes imperceptíveis à olho nu, como a nitidez das partículas de areia em movimento.
As ilustrações foram criadas pelo artista gráfico Mello Menezes e executadas pelo artista plástico Gil de Abreu do atelier Arte com Areia Colorida, o atelier localizado na capital cearense, também realizou o trabalho com areia colorida para abertura da novela Meu Bem Querer de 1998.
As imagens de areia montadas em quadros de 1,5 X 1 metro e as transições feitas com água e vento, foram utilizados 150 quilos de areia colorida e os quadros de areia foram literalmente destruídos para a gravação da abertura
O logotipo de Gabriela era real, feito em metal e ficava escondido debaixo da imagem da protagonista e foi sendo revelado como uma joia do sertão através de um soprador de ar.
A Rede Globo deu pistas de como seria essa abertura através das imagens de perfil no Facebook nas últimas semanas antes da estreia.
A Rede Globo deu pistas de como seria essa abertura através das imagens de perfil no Facebook nas últimas semanas antes da estreia.
Imagens: Rede Globo
2 Comments
Belíssima abertura!
ResponderExcluirLembra várias:
Tieta, Meu Bem Querer, Dona Flor e Seus Dois Maridos, e a própria abertura da Gabriela de 1975.
Ótima postagem, João!
ResponderExcluir:)