Os melhores figurinos do cinema - Anos 70

janeiro 21, 2011


Iniciando os anos 70, o século 17 com suas cruzadas e lutas de capa e espada mostrados no filme Cromwell leva a estatueta de melhor figurino, criado por Nino Novarese.


O filme Cromwell de 1970, está baseado na vida e feitos de Oliver Cromwell que liderou as forças do Parlamento de Inglaterra durante a Guerra Civil Inglesa e, mais tarde com o título de Lord Protetor, dirigiu a Grã Bretanha e Irlanda em meados do século XVII. Se destaca o filme com um elenco cheio estrelas cinematográficas, com Richard Harris como Cromwell e Alec Guinness como o Rei Carlos I da Inglaterra.

DVD não disponível no Brasil.







Em 1971, o filme Nicholas & Alexandra leva o prêmio de melhor figurino, os figurinistas Yvonne Blake e Antonio Castillo fizeram um boa reconstituição histórica da Rússia no tempo dos czares, retratando o luxo e ostentação da nobreza russa.

 
 
Em meio à revolução socialista que se articula, o czar Nicholas 2º (Michael Jayston) e a mulher Alexandra (Janet Suzman) enfrentam o problema do filho, herdeiro do trono, que nasceu hemofílico.








     O filme vencedor do Oscar de melhor figurino em 1972, foi Viagens com minha tia com o figurino desenhado por Anthony Powell que vestiu a protagonista Maggie Smith com toda a elegância da década de 20.


    Durante o funeral de sua mãe, o funcionário de banco Henry Pulling encontra sua tia Augusta, um elegante e excêntrica senhora com quem nunca teve muito relacionamento. Mas a simpatia da mulher conquista Henry, que será guiado pela tia numa grande aventura na qual o objetivo dela é resgatar um grande amor do passado.

    Filme não disponível em DVD e VHS.





    A lendária figurinista Edith Head leva mais uma estatueta para sua coleção pelo filme Golpe de Mestre, no Oscar de 1973.

    Chicago, anos 30. Johnny Hooker (Robert Redford) é um jovem aprendiz de vigarista. Seu mestre é Luther (Robert Earl Jones), uma das figuras mais respeitadas do submundo. Os dois armam o "golpe do século" contra o poderoso Doyle Loningan (Robert Shaw), e tudo dá certo. Exceto por um detalhe: a dupla não contava que a vítima, enfurecida, iria ordenar categoricamente que todos os envolvidos no desfalque fossem mortos. Começa então uma caça feroz aos golpistas. Luther é morto e Hooker Passa a ser vítima de chantagens da própria polícia. Para sobreviver nesse mundo perigoso, Hooker busca a ajuda de Henry Gondorf (Paul Newman), um vigarista aposentado que andava meio sumido, passando por uma maré de azar. Juntos, os dois iniciam uma nova parceria repleta de novos golpes, muitas reviravoltas, e uma grande dose de bom humor.








       Theoni V. Aldredge leva o Oscar de melhor figurino em 1974 pelo belíssimo filme O grande Gatsby, mostrando o charme e o estilo da década de 20 com festas ao ritmo do charleston e fox trot.


       
       
      A década de 20 foi é o pano de fundo desta romântica e luxuosa versão do clássico da era do Jazz, de F. Scott Fitzgerald. Jay Gatsby amou a bela e mimada Daisy Buchanan, mas a perdeu para um rapaz endinheirado. Só que agora Gatsby ficou misteriosamente rico e está disposto a arriscar tudo para tê-la de volta.









       Em 1975, o figurino do filme Barry Lyndon criado pelas figurinistas Ulla-Britt Soderlund e Milena Canonero levam a estatueta por melhor figurino. 



       
       Na Inglaterra do século 18, Barry (Ryan O´Neal) é um irlandês de origem humilde que conquista a riqueza e vários privilégios. Adaptação da obra satírica de William Makepeace Thackeray dirigida por Stanley Kubrick e premiada com quatro Oscar.




         O universo delirante do diretor italiano Federico Fellini no filme Casanova de Fellini, leva o Oscar de melhor figurino em 1976, criado por Danilo Donati. O curioso que na maioria dos seus filmes, Fellini esboçava os seus personagens tornando-os bem caricatos e inesquecíveis.



        Donald Sutherland interpreta o lendário sedutor do século 18. Neste filme, Fellini desfaz o mito de Casanova, mostrando-o como uma pessoa comum cujos atos eram motivados pelas circunstâncias. Casanova freqüentava a nobreza, mas passeava pela política e por suas aventuras amorosas com tédio e desdém.
        DVD não disponível no Brasil








        Em 1977, o antológico Star Wars de George Lucas leva a premiação de melhor figurino, criado por John Mollo. O filme se chamava apenas Guerra nas Estrelas, mas depois dos outros filmes dando continuidade à história, ele ficou conhecido como o Episódio IV - Uma nova esperança.

        Os Cavaleiros Jedi foram exterminados e o Império comanda a galáxia com punho de ferro. Um pequeno grupo de Rebeldes ousou desafiar a potência roubando os planos secretos da mais poderosa arma do Império, a Estrela da Morte. O servo de maior confiança do Imperador, Darth Vader, precisa encontrar os planos e localizar o esconderijo dos Rebeldes. Aprisionada, a líder dos Rebeldes, Princesa Leia, envia um pedido de socorro que é interceptado por um simples fazendeiro, Luke Skywalker. Seguindo seu destino, Luke aceita o desafio de resgatar a princesa e ajudar a Rebelião a enfrentar o Império, contando com alguns aliados inesquecíveis como o sábio Obi-Wan Kenobi, o presunçoso Han Solo, o fiel Chewbacca e os dróides R2-D2 e C-3PO.







           Em 1978, o suspense de Agatha Christie, Morte sobre o Nilo leva o Oscar de melhor figurino, criado por Anthony Powell.


          Quase todos no cruzeiro S.S Karnak tinham uma razão de querer a morte da rica Ridgeway. Suas jóias eram cobiçadas pela Sr. Van Schurler, sua criada estava magoada por não ter recebido o dote prometido. A escritora Salome Otterbourne estava aborrecida porque Linet. O Americano Andrew Pennington vinha fraudando a família Ridgeway. E a ex-amiga estava aborrecida porque Linnet tinha lhe roubado o noivo. Cabe ao inspetor Hercule Poirot desvendar o mistério, antes que o barco cheque ao porto.







             Fechando a década de 70, o filme musical All that Jazz - O show deve continuar é premiado com Oscar de melhor figurino criado por Albert Wolsky.


             
             
             Musical dirigido pelo coreógrafo Bob Fosse, baseado na sua trajetória no show business. Estrelado por Roy Scheider e Jessica Lange, o filme arrebatou quatro Oscar.

              You Might Also Like

              0 Comments

              Sobre Mim

              Sobre Mim
              João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

              Instagram

              O Blog Virou Revista