"Pizza do Faustão" reúne receitas favoritas do apresentador feitas por Massimo Ferrari

julho 25, 2012



Lançamento de Fausto Silva e do chef Massimo Ferrari, Pizza do Faustão conta a história do tradicional prato e traz 51 receitas com foto, que mostram o passo a passo da preparação da iguaria adorada pelos brasileiros.

Com receitas do papa da culinária italiana Massimo Ferrari e apresentação de Fausto Silva, o livro Pizza do Faustão, lançamento da Globo Estilo, traz um pouco da história desse prato tão consumido pelos brasileiros e os 14 mandamentos de uma boa pizza. Isso sem falar em 51 receitas com fotos incríveis, que mostram o passo a passo para se preparar pizzas, sejam como Aperitivo, as Clássicas, as Inventadas, as receitas dos Famosos e, claro, as Doces.

“Este livro mostra as pizzas que acabaram se tornando famosas no meu programa e nas reuniões em minha casa, onde, nos últimos trinta anos, eu faço pizzas praticamente uma vez por semana. Chegou o momento em que resolvi dividir isso com o público – desde que tivesse gente do nível do Massimo, profissional de gabarito, para ensinar como se faz essa comida que é o símbolo da cultura e da gastronomia italiana”, diz Fausto na apresentação do livro. Já Massimo afirma que Pizza do Faustão é uma experiência única. “O livro foi originado em volta da mesa. Fausto é muito criativo, gosta de coisas novas, daí a inovação nas receitas, que aguçam o paladar”.

Quem poderia imaginar que essa iguaria – uma mistura de farinha de cereais com água – teve origem cerca de dez mil anos atrás no Oriente Médio e que os fenícios deram uma contribuição fundamental à receita? Criaram a cobertura, que levava carne e cebola – mal sabiam eles que a “redonda” atual passaria a ser feita com dezenas de ingredientes. Mas foi em Nápoles que a pizza se popularizou: era vendida em barracas nas ruas, dobradas ao meio, e até com pinhão como recheio! E foi nesse porto, por intermédio dos espanhóis, que o molho de tomate – ingrediente essencial – desembarcou. Pronto, a receita como é conhecida hoje estava concretizada. 
Em Pizza do Faustão, o leitor aprenderá a fazer a massa e o molho de tomate, básicos para que qualquer receita se torne saborosa. E um dos 14 mandamentos trata justamente da massa: ela precisa descansar por 10 minutos depois de aberta e por 5 minutos depois de assada – esse é o segredo para que mantenha a crocância.

No capítulo sobre pizzas como Aperitivo, uma novidade: pizza de mortadela com geleia de damasco – afinal, a mortadela é um ingrediente bastante popular, que agrada quem prefere um sabor mais acentuado, e a geleia de damasco faz um contraponto, por dar um gosto mais azedinho à receita. Já a tradicional Marguerita aparece em Pizzas Clássicas. Ela ganhou esse nome por causa da rainha Margherita, da Itália, que jamais havia experimentado uma pizza antes e tinha, como era sabido, um exigente paladar. Em pizzas Inventadas, o leitor pode se surpreender com a audácia de Massimo Ferrari ao incluir batata chips e hot dog em uma receita – ele não esqueceu nem mesmo a mostarda! O sabor é inconfundível e certamente vai fazer sucesso entre a garotada. E espere só para conhecer a receita de pizza de quindim no capítulo das pizzas Doces...

Os autores
Fausto Silva, famoso apresentador da televisão brasileira, comanda o programa de auditório Domingão do Faustão na TV Globo desde 1989. Antes de chegar à TV, Fausto foi jornalista e radialista, sempre reconhecido pelo humor que marcava seus trabalhos. No Domingão do Faustão, comanda quadros de sucesso como a Dança dos Famosos ou o Se vira nos 30, premiações como a Melhores do Ano, além de entrevistar atores e grupos musicais a cada domingo.

Proprietário do Massimo, um dos mais respeitados restaurantes italianos nos anos 1980 em São Paulo, Massimo Ferrari hoje está à frente da rotisserie Felice e Maria, também na capital paulistana. Participou do popular quadro Pizza do Faustão no programa dominical de Fausto Silva servindo caprichosas (e audaciosas) receitas do prato aos convidados.

Ficha técnica

Título: Pizza do Faustão
Autores: Fausto Silva e Massimo Ferrari
Páginas: 160
Formato: 21cm x 28 cm
Preço: R$ 48,00
ISBN: 978-85-250-5149-3
Editora: Globo Estilo

Via: Editora Globo Livros

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista