Projeto Mislam

julho 28, 2012























À partir do tema “Salada Mista”, proposto na disciplina ESTAMPARIA I do Curso de Design de Moda/Universidade FUMEC, no 2º semestre de 2010, surge o início do PROJETO MISLAM. 

Como sub tema do projeto, faz-se uma abordagem da arte oriental. Um mix da arte árabe e da arte islâmica que estão intimamente vinculadas, determinadas pela união de várias etnias culturais e filosóficas sob a égide do Islão. 

Em uma incursão no domínio desta arte, obteve-se uma produção de ícones e traços muito ricos, variados e abstratos no que se refere à caligrafia, o arabesco, a arquitetura, a decoração, a música, e uma sensível ausência da imagem bem como a fascinação por uma forma decorativa não figurativa. Signos e símbolos são a matéria privilegiada que enriquece este trabalho onde o verbo se transforma em arte (arte caligráfica) e o ritmo e cadência obtida pela repetição dos símbolos desenvolvidos numa tridimensionalidade, transcedem o papel e voam pelo espaço. Uma “Salada Mista” bem temperada, refinada e apetitosa, abrem as portas para se conquistar mais, e assim, dá-se continuidade ao projeto neste 1º semestre de 2011, na disciplina ESTAMPARIA II. 

A ESTAMPARIA hoje está inserida no que chamamos de DESIGN DE SUPERFÍCIE, por desenvolver desenhos bi ou tridimensionais, onde o DESIGNER procura uma solução estética, funcional, produtiva e aplicada em diferentes suportes. Ela é, por si só uma narrativa e, através de sua linguagem, desenhos, traços, letras, composições, aplicações, interligações e cores, o Designer transcreve a mensagem a ser transmitida. Efetiva o código simbólico do conceito, do contexto e tema escolhido. É o mediador para enunciar a mensagem do que se quer transmitir. 

O desafio neste momento é a busca do desenvolvimento de um produto final (da escolha do aluno e preferencialmente vinculado ao Design de Moda) com aplicação de estampa (as), o qual deve ser apresentado em embalagem adequada, tag e etiqueta de identificação do produto. Momento que intermedia a comunicação entre PRODUTO X PÚBLICO ALVO que deve estar delimitado, definido, e com eficiência e objetividade no processo, a mensagem deverá alcançar o destinatário, afetar seu comportamento, seu estado de espírito e a resposta emocional do desejo de consumo. 

O PROJETO MISLAM oferece como produto o TAQIYAH, também escrito TAGIYAH. Etimologia da palavra: “TAMPA” em árabe (tampa da oração) que significa salvaguardar, defender, buscar o amor de DEUS, obedecer e seguir a tradição, sentir-se mais perto de MUHAMMAD. 

É um pequeno chapéu (cap ou gorro) muçulmano étnico. Tornou-se muito popular durante o Império Otomano quando foi incorporado no traje oficial religioso, como um uniforme que identifica alguém que adere ao Islã. Tem sua borda curta e arredondada, geralmente em tecido de algodão branco e ou colorido e alguns com bordados decorados com linha fina de seda. Sua medida é feita em polegadas através de fita em volta da testa. É usado apenas por homens muçulmanos. Quando usado por si só, pode-se apresentar em qualquer cor. Quando usado sob o KELLIYAH (lenço), é sempre branco. Alguns homens enrolam o turbante (IMAMA, em árabe) em torno do TAQIYAH. É sempre usado durante a oração do dia em casa ou na sexta feira das orações na Mesquita. 

A proposta deste projeto, é agregar valor a este produto, oferecendo uma solução de padronagem em estamparia digital contemporânea, moderna, atualizada, enriquecendo a matéria prima, sem perder suas características de costume. Além disso, seu envólucro, uma verdadeira “caixa de jóia”, onde recortes feitos através de facas a laiser vazam no formato das janelas das mesquitas, permitindo-se admirar o produto internamente adequado. Através de um processo de pesquisa prévio, visão intuitiva, sensibilidade estética, conhecimento tecnológico dos processos de impressão sobre os diferentes suportes (tecido e papel), percepção da função uso do produto, o Designer ÉLCIO MARINHO efetiva sua proposta, o código simbólico do fetiche e o desejo do consumo. Desta maneira, não será um indivíduo que faz parte de um determinado grupo que usará este adereço, mas este adereço é que constituirá o indivíduo como pertencente ao grupo Islâmico contemporâneo e antenado com as novidades da moda atual. 


Élcio Marinho 
Curso de Design de Moda/ Universidade FUMEC 
Contatos: (31) 8494 6529 
Email: a2041527@fumec.edu.br

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista