Novo Gol e Novo Voyage chegam com design global, novo motor 1.0l TEC e equipamentos inéditos

julho 18, 2012










O Novo Gol e o Novo Voyage estão chegando com o design mundial da marca e mais inovação tecnológica, além de recursos que tornam os modelos mais atraentes e avançados em seus respectivos segmentos de mercado. A nova linha também está trazendo evolução em sua motorização 1.0l, e novos equipamentos de série. Os modelos começam a ser comercializados no fim de julho nas mais de 600 concessionárias da marca em todo o Brasil.


• DNA mundial de design – Mais modernos, com maior nível de tecnologia e atualizados em estilo. O Novo Gol e o Novo Voyage passam a contar com a nova linguagem mundial de design da Volkswagen, com elementos visuais muito expressivos, principalmente pelos faróis mais inclinados, que dão aspecto mais sóbrio. Afinal, cada linha tem um propósito no carro. Todos os traços estão conectados. Assim como os elementos cromados, o Novo Gol e o Novo Voyage contam com vários componentes em preto brilhante. Na parte inferior da lateral das versões topo de linha, todo o contorno passa a ser preto, transmitindo a sensação de que o carro está mais baixo. A coluna “B” (aquela entre as portas) conta com tape preto para ressaltar o gráfico das janelas. A exemplo dos faróis na parte dianteira, as lanternas traseiras também estão maiores, com uma nova forma e mais eficientes em aerodinâmica. Outra novidade é a inclusão dos retrorrefletores na parte inferior do para-choque traseiro, item inédito no Gol e no Voyage. Falando especificamente do Novo Voyage, o sedã passa a ser equipado com lanterna dupla, parte fixada na tampa traseira, parte localizada na lateral da carroceria


• Novos itens de série – O Novo Gol e o Novo Voyage passam a trazer, entre outros equipamentos, itens de série muito valorizados pelos consumidores. Desde a versão de entrada com os motores 1.0l e 1.6l até às configurações topo de linha (Gol Power e Voyage Comfortline), fazem parte da lista de série itens como vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central e abertura interna da tampa do porta-malas. O Novo Gol traz ainda limpador, lavador e desembaçador do vidro traseiro com temporizador.
• Interior com qualidade de segmentos superiores – Todas as linhas que determinam o painel foram valorizadas. Prova disso é o trabalho especial nas saídas de ar, que têm regulagem milimétrica e novo visual. Além disso, as quatro saídas de ar contam com um elegante aro cromado central, típico em veículos de alto padrão. O instrumento combinado ganhou iluminação de LEDs em branco. Toda a iluminação do console passa a ser em vermelho, inclusive o visor (display) central.


• BlueMotion Technology – Pela primeira vez na história dos dois modelos, a Volkswagen coloca à disposição do cliente o pacote de equipamentos BlueMotion Technology. Desenvolvido com base no conceito BlueMotion Technologies, o novo pacote faz o Novo Gol e o Novo Voyage consumirem até 8% menos combustível, em relação aos seus respectivos modelos antecessores. Disponível com a nova motorização 1.0l TEC, essa configuração agrega ao Novo Gol e ao Novo Voyage pneus “verdes” nas medidas 175/70 R14, com menor resistência à rolagem, e indicador digital de consumo instantâneo de combustível. O pacote contempla ainda indicador digital de marcha ideal a ser utilizada.


• Novo motor 1.0l TEC – Os modelos Novo Gol e Novo Voyage estreiam a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível), com melhorias de torque em baixas rotações, proporcionando maior conforto ao dirigir, economia de combustível e redução de emissões de CO2, garantindo excelente performance. O motor TEC foi desenvolvido inicialmente como um dos principais recursos do Gol com o pacote BlueMotion Technology e tem o benefício de economia de combustível que chega a até 4%, em relação ao motor 1.0l VHT. O motor TEC é Total Flex: pode ser abastecido com etanol, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor TEC é de 76 cv (56 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 10,6 kgfm (104 Nm) a 3.850 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 72 cv (53 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 9,7 kgfm (95 Nm) a 3.850 rpm.
• Motor 1.6l EA111 VHT – O motor 1.6l EA111 VHT, também disponível para as versões topo de linha do Novo Gol e do Novo Voyage, recebe ações de redução de atrito. Assim como no motor TEC, os retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, também contribuem para a redução de atrito, mantendo a vedação à passagem de óleo. Esta redução de atrito proporciona menor consumo de combustível. Quando está abastecido com etanol (E100), a potência do motor 1.6l EA111 VHT é de 104 cv (76 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,6 kgfm (153 Nm) a 2.500 rpm. Quando está abastecido com gasolina (E22), a potência é de 101 cv (74 kW) a 5.250 rpm e o torque é de 15,4 kgfm (151 Nm) a 2.500 rpm.


• Transmissão I-Motion – O motor 1.6l ainda pode ser aplicado à consagrada transmissão automatizada ASG (iniciais de Automated Sequential Gearbox). O Novo Gol e o Novo Voyage I-Motion oferecem o melhor de dois mundos: o conforto de um câmbio automático e a eficiência mecânica de um câmbio manual. Além disso, o preço do câmbio I-Motion é extremamente atraente, se comparado à transmissão automática convencional (com conversor de torque).


• Nova arquitetura eletrônica – Os novos veículos receberam uma arquitetura eletrônica completamente nova, uma das mais avançadas e complexas de suas respectivas categorias. Esse novo “esqueleto” eletrônico possibilitou a instalação de vários equipamentos inéditos nos seus segmentos. Entre eles está o “Comfort Blinker”, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir, sem necessariamente acionar a alavanca de seta completamente. Outro benefício da nova arquitetura é a inclusão do sistema ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado. O ESS funciona como um alerta para evitar colisões traseiras Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema de segurança aciona as luzes traseiras de frenagem de forma intermitente. Apó s essa frenagem, com o veículo em estado estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta, indicando que o veículo parou.


• Estreia de rádios globais – Com visual moderno e acabamento diferenciado, o novo sistema de som concentra todos os seus recursos tecnológicos na parte frontal do rádio – inclusive a entrada auxiliar e USB. Seguindo a iluminação em vermelho do restante do painel, o novo rádio também tem maior interação com o I-System, transmitindo praticamente todas as informações exibidas na tela do rádio no display central do painel de instrumentos. Quando o Novo Gol ou o Novo Voyage estão equipados com o sensor de aproximação de obstáculos traseiros (opcional), o novo rádio exibe na tela central a silhueta digital no formato da carroceria do veículo (visto de cima), exibindo uma barra que vai se aproximando do veículo à medida que a distância do obstáculo diminui. O sistema ainda conta com o auxílio sonoro (beep), que vai aumentando a intermitência conforme o carro se aproxima do objeto.


• ECO COMFORT – O Novo Gol e Novo Voyage inovam também com um sistema chamado ECO Comfort. Esse dispositivo está presente em todas as versões (com I-System) e orienta o motorista a dirigir de forma mais econômica, por meio de mensagens no painel (instrumento combinado), que podem ser selecionadas para aparecer tanto com o veículo parado como em movimento. Por exemplo: se o ar-condicionado estiver ligado e o vidro for abaixado mais de 20%, aparecerá a seguinte mensagem no instrumento combinado: “Ar condicionado ligado; fechar janelas”. Com o veículo parado, o ECO Comfort também pode emitir alertas visuais com as mensagens: “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor” e “Não acionar o pedal do acelerador com o veículo parado”.
• Cinco opções para o estilo das rodas – As opções de tamanho e design das rodas é uma clara demonstração da grande quantidade de equipamentos à disposição do cliente. O Novo Gol e o Novo Voyage têm dois tipos de estilos de calotas, que diferenciam as rodas de aço de 14 e de 15 polegadas. Já o cliente que preferir o conjunto de liga-leve pode optar pelas rodas de 14, 15 ou 16 polegadas – esta agora está disponível para as versões 1.6.


• História de sucesso – O Gol é o veículo mais vendido no mercado nacional há 25 anos consecutivos. E essa trajetória vitoriosa do Gol tem uma base sólida: ele foi criado pensando no Brasil e nos motoristas brasileiros, mas ultrapassou fronteiras. O projeto, iniciado em 1976, foi desenvolvido levando em conta as condições de uso no País. O primeiro Gol chegou ao mercado em 1980. A segunda geração veio em 1995. Em 1999, foi lançada a terceira a geração, seguida pela quarta geração (2005) e pela quinta geração (2008). Ao longo desses 32 anos, o Gol já acumula mais de 6 milhões de unidades comercializadas, consagrando-se como o modelo de maior sucesso na história da indústria automobilística brasileira. Ele também é o veículo feito no Brasil mais vendido no exterior, com mais de 1 milhão de unidades exportadas para mais de 60 países. Já o Voyage acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de sua história. O se dã é o derivado do Gol de maior sucesso. Lançado em 1981, o Voyage já teve mais de 300 mil unidades exportadas para 58 países. Passando por várias atualizações em design e conteúdo, o sedã teve em 1996 sua produção encerrada, após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar na época ao Polo Classic. Em 2008, após 12 anos de ausência do mercado, o Voyage ressurge desenvolvido juntamente com o Gol.

Via: Volkswagen

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