Prêmio Casa Cláudia Design de Interiores anuncia os seus ganhadores

março 26, 2012

Cerimônia em São Paulo, que teve presença de Zeca Camargo e Cildo Meireles, premiou os projetos vencedores em dez categorias


O 2º Prêmio Casa Claudia Design de Interiores, o mais importante prêmio de decoração do Brasil, realizou a sua festa de premiação na noite da última quinta-feira, 22. Designers, decoradores, paisagistas e arquitetos de todo o país compareceram à noite de gala no Hotel Unique, em São Paulo, que além de revelar os vencedores de dez categorias, homenageou o artista plástico Cildo Meireles e contou com o apresentador Zeca Camargo no comando da cerimônia.


São eles os ganhadores do Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores: João Armentano, SP, na categoria Mostras de Decoração; Athié/Wohnrath, SP, emEscritórios e Consultórios; Leo Romano, GO, em Lojas; Osvaldo Tenório, AL, em Hotéis e Pousadas; Naoki Otake, SP, em Restaurantes; Toninho Noronha, RJ, em Decoração na Praia; Rosa May Sampaio, SP, em Decoração no Campo; a equipe do Landscape Jardins, RJ, em Jardins; os escritórios CR2 Arquitetura e FGMF Arquitetos, SP, em Casas Urbanas; e Studio Arthur Casas, SP, na categoria Apartamentos.



O arquiteto João Armentano faturou o prêmio na categoria Mostras de Decoração com a Tenda erguida na Casa Cor SP 2009. O tema da mostra era sustentabilidade e então ele e sua equipe criaram um espaço com solução bem natural (eco juta, piso com solo local, ventilação natural) e fizeram um mix de peças antigas e atuais na decoração. “Eu não estava esperando ganhar esse prêmio porque todos os concorrentes eram maravilhosos”, afirmou.



A equipe do escritório Athié/Wohnrath arrebatou o prêmio na categoria Escritórios e Consultórios com projeto desenvolvido para o Grupo Companhia de Viagem. Segundo Sérgio Athié e Ivo Wohnrath, o cliente precisava atender dois conceitos básicos: ser um espaço corporativo e servir como estúdio para um programa de televisão. “Para acomodar os funcionários da redação e ilha de edição, além dos diretores, as áreas foram divididas com vidros translúcidos, que proporcionam privacidade e facilitam a comunicação das equipes.”



Em Lojas, o arquiteto Leo Romano foi o escolhido do júri. ”O projeto das salas conceito para o Armazém da Decoração se apropriou de um galpão de estrutura pré-moldada que originalmente funcionava como depósito da loja. Assim, aproveitamos os resquícios de uma linguagem já existente, e propusemos uma complementação com elementos que valorizassem cenicamente os móveis e objetos comercializados pela loja”.



Na categoria Hotéis e Pousadas, o projeto criado para o Kenoa Exclusive Beach Spa e Resort, assinado por Osvaldo Tenório, foi o grande vencedor. “Esse projeto foi composto por linhas elegantes e, principalmente, muita simplicidade. Sua estética é baseada em elementos naturais com uma composição quase monocromática com detalhes que exploram a luz natural do local. A maioria das paredes aparecem sem pintura mantendo a massa grossa aparente, e as pedras foram trabalhadas manualmente por artesãos locais”




Naoki Otake, laureado pelo trabalho desenvolvido para o restaurante Kinoshita, subiu ao palco e fez questão de enaltecer a revista Casa Cláudia: “receber esse prêmio é uma honra. Eu cresci folheando a Casa Claudia, por isso é uma honra estar aqui”. Segundo ele, o desafio do projeto era criar um espaço que respeitasse radicalmente a estética japonesa em toda sua profundidade, em ambiente contemporâneo. 



O troféu de Decoração Praia ficou com Toninho Noronha. Na Casa Búzios, ele projetou 12 suítes, com a exigência do cliente que cada uma fosse totalmente diferente da outra. “Cada sala de banho foi projetada com acabamentos exclusivos e design apurado”, afirmou Noronha.



Já Decoração no Campo foi conquistado pela designer de interiores Rosa May Sampaio, que agradeceu o prêmio e a dedicação da Casa Claudia.



A equipe da Landscape subiu ao palco para receber o prêmio na categoria Jardins, pelo trabalho realizado num jardim de 8.900m2 em residência de fim-de-semana na serra fluminense. “Como a intenção da família era usar a casa ao longo de todo o ano utilizamos uma grande variedade de flores para que sempre houvesse uma surpresa gostosa no jardim.”




Na categoria Casas Urbanas, o vencedor foi o projeto de uma casa construída num lote de apenas 4x30m, da CR2 Arquitetura e FGMF Arquitetos. “A casa chama atenção pela relação que estabelece com a rua, pois a ausência de portão descortina a construção.”


“A Casa Claudia é uma referência para os arquitetos da minha geração. Por isso é tão importante receber esse prêmio”, disse Arthur Casas após ser anunciado como o ganhador da categoriaApartamentos. “Tentamos jogar com transparências e trazer luz nos recantos mais escondidos do apartamento, uma cobertura em um pequeno edifício dos anos 70 na Urca.”


Em sua segunda edição, o Prêmio CASA CLAUDIA Design de Interiores contabilizou 995 projetos — um crescimento de 32% em relação ao ano passado. Os profissionais consagrados receberam certificados e troféus, além de integrarem matéria da edição de abril da revista CASA CLAUDIA, principal publicação nacional do setor há 35 anos.

Fotos: Flávio Saldanha

Via: RLC Comunicação e Ideias

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista