Trocar ovo de Páscoa por caixa de bombom sai mais em conta

março 28, 2012



Uma alternativa econômica para quem deseja gastar menos na Páscoa é trocar os ovos pelas caixas de bombom e pelos tabletes de chocolate. Ao comparar os preços médios desses produtos a PROTESTE Associação de Consumidores constatou que considerando os preços médios por 100 g, a caixa de bombom é 84% mais barata do que os ovos nº 15, e o tablete, 44%. 

A comparação foi feita entre o preço médio dos ovos tradicionais nº 15 e os preços de referência para caixa de bombom e para tablete da marca Garoto (marca líder nacional em bombons e tabletes). 

Essa diferença expressiva nos preços comprova o alto custo que o consumidor arca se deseja celebrar a Páscoa com ovos de chocolate. A PROTESTE orienta a pesquisar bem antes da compra, pois até mesmo as barras de chocolates ficam mais caras nesta época do ano. A sazonalidade influencia o preço. 

Nas redes sociais há um movimento chamando a atenção para a diferença de preços entre a barra de chocolate e do ovo de Páscoa. Para a indústria, são produtos diferentes, com produção e características distintas. Tecnologias diferentes no processo de fabricação dos dois produtos não justificam tais diferenças de preços. 

O mais complicado é convencer as crianças a fazer a troca, principalmente porque se interessam pelos ovos com brinquedos. Os ovos diet e com brinquedo têm preço médio 49% maior que os ovos tradicionais. O consumidor paga caro por seu caráter diferenciado. 

A PROTESTE alerta que na compra de ovos de Páscoa a compra pelo número indicado na embalagem pode induzir a erro. A recomendação é comparar o peso e não o número impresso na embalagem, pois são encontrados ovos com a mesma numeração, mas pesos muito variados. 


Dicas para a compra 

Os brindes quando anexados às embalagens, precisam conter todas as informações previstas, como prazo de validade, registro nos órgãos competentes e, no caso de brinquedos, a indicação da faixa etária a que se destinam, acompanhada da marca de conformidade do Inmetro, que garante a qualidade do brinquedo e a segurança das crianças. 

Na hora da compra o consumidor deve tomar alguns cuidados, como observar se os produtos estão armazenados em locais frescos e arejados, e se as embalagens não têm furos ou amassados, podem evitar contaminações e infecções alimentares indesejadas.

Via: Proteste

You Might Also Like

0 Comments

Sobre Mim

Sobre Mim
João Lima Jr. - Designer, ilustrador, webwriter,sonhador nato,uma pessoa agridoce com imaginação fértil que adora artes, café, cinema, música lounge, fotografia e coisas retrô.

Instagram

O Blog Virou Revista